Debate

Em último debate, candidatos ao governo de PE expõem suas propostas de campanha

O governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) foi o maior alvo de perguntas no debate

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 03/10/2018 às 0:23
Foto: Guga Matos/JC Imagem
O governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) foi o maior alvo de perguntas no debate - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Na noite desta terça-feira (03), os candidatos ao governo do Estado Paulo Câmara (PSB), Armando Monteiro (PTB), Maurício Rands (PROS) e Dani Portela (PSOL) tiveram a última oportunidade para expor as suas propostas de campanha no debate promovido pela Rede Globo. 

O debate, que foi dividido em cinco blocos, teve no primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre; o segundo e o quarto com temas determinados por sorteio na hora do debate pelo mediador; e o último para considerações finais de cada candidato.

PROPOSTAS

No momento do último bloco, houveram sorteios de temas em que os candidatos responderam questionamentos um do outro sobre o assunto.

Paulo Câmara, que busca a reeleição, quando questionado sobre a recuperação das estradas e rodovias do Estado, afirmou que reformas e maiores investimentos estão sendo efetuados para este setor. "Fizemos estradas importantes lá no polo gesseiro para melhorar, justamente, o ir e vir de mercadorias. Estamos atuando em recuperações em várias estradas, todo o tempo nós temos essa preocupação, porque a gente sabe da importância de garantir o ir e vir das estradas e das pessoas para o desenvolvimento. Pernambuco, mesmo com a crise, atraiu 113 empresas, atraiu porque as pessoas têm confiança de que podem investir em Pernambuco, que sabem que as coisas vão ser cumpridas e vão ser feitas", afirmou.

Já o candidato do PROS, Maurício Rands, relembrou a promessa do governador com relação ao Bilhete Único e lançou críticas a falta de promessa de Paulo. "Garanto o Passe Livre, Paulo Câmara, e vou cumprir algumas promessas que você fez lá em 2014 e deixou de fazê-las, como, por exemplo, o Bilhete Único, que hoje prejudica a população mais pobre e que mora mais afastada do local de trabalho. Vou exercer a força que o governo do estado tem, se tiver a honra de governá-lo, para forçar as empresas de ônibus, e criar os mecanismos necessários para isso, para que todos os ônibus da Região Metropolitana e das grandes cidades ofereça um conforto aos passageiros, e conforto com ar-condicionado", disse. 

Com fortes reclamações a gestão do atual governador, Armando aproveitou o tema de habitação, perguntado por Dani Portela, para também argumentar que Paulo não cumpre suas promessas e que suas previsões não funcionam. "Tenha cuidado, Paulo, porque o povo de Pernambuco sempre foi muito cioso da sua soberania. Você não tutela o povo de Pernambuco, não. Tenha muito cuidado com as suas previsões porque você é ruim de promessa. Aliás, você é bom de promessa, é ruim de entrega, e vai ficar provado que suas previsões não se confirmam. Dani, quanto à questão da habitação, o governo prometeu muito regularizar as ocupações e assumiu um [grande] número de promessa de construção de habitacionais. Eu acho que essa questão tem que ser tratada com muita seriedade", lançou.

Dani Portela se sustentou acima do tema de corrupção, para argumentar que uma das soluções é falar da auditiva da dívida pública. "Maurício, falar em corrupção, eu volto a insistir, é falar em auditar a dívida, a dívida ativa tributária de Pernambuco. São mais de R$ 15 bilhões de dívida e a gente não consegue arrecadar nem 1% disso. Isso é um absurdo porque quem sonega são os grandes empresários, quem sonega não sou eu nem é você, quando vai a uma loja comprar um eletrodoméstico", afirmou. 

PESQUISA

O governador Paulo Câmara (PSB), candidato à reeleição, subiu quatro pontos percentuais e chegou a 39% das intenções de voto (eram 35% na semana passada) na pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com o Jornal do Commercio e a TV Globo, divulgada nesta terça-feira (2).

O crescimento foi acima da margem de erro, que é de três pontos percentuais, e o socialista ampliou a vantagem em relação ao senador Armando Monteiro Neto (PTB), seu principal adversário, para 12 pontos percentuais. O petebista manteve os mesmos 27% que tinha no levantamento anterior, divulgado no dia 27 de setembro. Julio Lossio (Rede) manteve 3%. Maurício Rands (Pros) oscilou de 2% para 3%. Dani Portela (PSOL) foi de 1% para 2%.

Últimas notícias