Eleições

Teste de segurança do TSE mostra duas falhas em urnas eletrônicas

Problemas foram encontrados em urnas com áudios, destinadas às pessoas com deficiência visual, e em urnas que mostraram troca no número de votos em um candidato

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 11/03/2016 às 17:06
Foto: ABr
Problemas foram encontrados em urnas com áudios, destinadas às pessoas com deficiência visual, e em urnas que mostraram troca no número de votos em um candidato - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

Durante o teste público de vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nessa quinta-feira duas falhas foram detectadas nas urnas. No evento, especialistas em informática foram chamados para tentar quebrar as barreiras de segurança.

Um dos problemas detectados foi nas urnas com áudio, destinadas às pessoas com deficiência visual. Segundo os especialistas, há a possibilidade de uma outra pessoa ouvir o som que sai da urna, graças a um equipamento, permitindo, assim, que haja o risco do voto ser identificado. A segunda falha foi o risco de haver uma troca no número de votos a um determinado candidato depois que a urna é fechada.

De acordo com o ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, as falhas serão corrigidas pelo técnico antes das eleições, previstas para outubro.

Durante o teste, apenas o PDT compareceu dentre os 35 partidos existentes.

Últimas notícias