JUSTIÇA

Moro revoga prisão do ex-ministro Guido Mantega

Mantega foi preso na manhã desta quinta-feira (22) no âmbito da Operação Arquivo X, desdobramento da Lava Jato

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/09/2016 às 12:56
Foto: Abr
Mantega foi preso na manhã desta quinta-feira (22) no âmbito da Operação Arquivo X, desdobramento da Lava Jato - FOTO: Foto: Abr
Leitura:

O juiz federal Sérgio Moro revogou a prisão temporária do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega nesta quinta-feira (22), horas depois de Mantega ter sido levado preso de dentro do hospital onde acompanhava a esposa em tratamento. Segundo Moro, Mantega não oferece riscos para a "colheita de provas".

O juiz também considerou o fato de que Mantega acompanhava sua mulher, que sofre de câncer e estava no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde seria submetida a uma cirurgia; segundo o Portal Uol.

Prisão

O ex-ministro Guido Mantega foi alvo de prisão temporária na nova fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta quinta-feira. Mantega estava no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde sua mulher recebe tratamento médico.

A PF cumpriu mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal nesta que é a 34ª fase da operação. Em São Paulo, há sete mandados de busca e apreensão, sendo um em Sorocaba, e dois de prisão.

Nesta fase da operação policial são investigados fatos relacionados à contratação pela Petrobras de empresas para a construção de duas plataformas (P-67 e P70) para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, as chamadas FSPO´s (Floating Storage Offloanding).

Durante as investigações, verificou-se ainda que, no ano de 2012, um ex-ministro da Fazenda teria atuado diretamente junto ao comando de uma das empresas para negociar o repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha de partido político da situação.

Eike Batista

Em depoimento ao Ministério Público, o empresário Eike Batista, ex-presidente do Conselho de Administração da OSX, disse que, em novembro de 2012, Guido Mantega, que à época era presidente do Conselho de Administração da Petrobras, teria pedido R$ 5 milhões para o Partido dos Trabalhadores (PT).

De acordo com nota do Ministério Público Federal no Paraná, em julho de 2012, o Consórcio Integra Ofsshore, formado pelas empresas Mendes Júnior e OSX, firmou contrato com a Petrobras no valor de US$ 922 milhões, para a construção das plataformas P-67 e P-70. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi preso temporariamente na manhã desta quinta (22) no âmbito da Operação Arquivo X da Polícia Federal.

Segundo a PF, a prisão naõ tem relação com o depoimento de Eike.

 

Últimas notícias