BRASÍLIA

Esplanada tem esquema de segurança especial durante a votação da PEC

Será votado nesta terça (13), no Senado, a PEC do Teto

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 13/12/2016 às 9:06
Foto: Agência Brasil
Será votado nesta terça (13), no Senado, a PEC do Teto - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) manterá fechado o trânsito na Esplanada dos Ministérios durante a maior parte desta terça-feira (13)  em virtude de manifestações previstas para esta terça, quando estará em votação no Senado a PEC do Teto, Proposta de Emenda à Constituição que limita o crescimento dos gastos públicos à variação da inflação pelos próximos 20 anos. A votação final do texto, em segundo turno na Casa, é o primeiro item da sessão agendada para começar às 10 horas (horário de Brasília). 

A interdição abrange os dois sentidos do Eixo Monumental de Brasília, conjunto de pistas que levam à Esplanada, e vai até a altura da L4 Sul. O bloqueio teve início à meia-noite. Durante a interdição, a recomendação é para que os motoristas utilizem as vias N2 e S2, que são paralelas ao Eixo Monumental e ficam trás dos anexos dos ministérios.

Esquema

O governo local explica que o esquema especial foi montado para garantir a segurança dos manifestantes, das pessoas que passam pela área central da cidade e dos patrimônios público e privado. A Polícia Militar vai mobilizar inicialmente 600 policiais, podendo chegar até a 2 mil; o Corpo de Bombeiros, 60 homens; e o Detran, 20 agentes. A Polícia Civil vai escalar 36 policiais e reforçar o atendimento da 5ª Delegacia de Polícia Civil, onde possíveis flagrantes serão centralizados. 

Os manifestantes poderão ocupar apenas o gramado central da Esplanada. Haverá revistas pessoais para evitar a entrada de objetos cortantes ou inflamáveis e pedaços de madeira. O Eixo Monumental só será liberado duas horas depois do fim do protesto

A Secretaria de Segurança do DF informa ainda que toda a Esplanada será monitorada em tempo real pelas câmeras conectadas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que reúne representantes de todos os órgãos envolvidos na operação.

Segundo o órgão, desde janeiro a Esplanada recebeu 143 manifestações que foram previamente comunicadas à SSP-DF. Somente uma não foi pacífica, a do dia 29 de novembro, com a depredação de prédios públicos e carros particulares. Nesse dia, ocorreu a votação da PEC do Teto no Senado em primeiro turno.

Últimas notícias