Campanha

Em 2010, Lula e Dilma fizeram discurso exaltando Rocha Loures

Na época, Loures era candidato a vice-governador do Paraná, numa chapa junto ao pedetista Osmar Dias

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/07/2017 às 12:18
Foto:ABr
Na época, Loures era candidato a vice-governador do Paraná, numa chapa junto ao pedetista Osmar Dias - FOTO: Foto:ABr
Leitura:

Em vídeo que circula na internet, os ex-presidentes Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) aparecem em um comício em 2010 elogiando o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), preso pela Polícia Federal no início de junho. Ele foi flagrado recebendo uma mala com R$ 500 mil de um executivo da JBS, ato que lhe deixou conhecido como "homem da mala".

No vídeo do comício, Lula e Dilma discursam em apoio à candidatura de Osmar Dias (PDT-PR) ao Governo do Paraná, na eleição de 2010. Na época, Loures era o candidato a vice na chapa, que foi derrotada ainda no primeiro turno. Em um ato de campanha na época, Lula se referiu à Rocha Loures como o "Zé Alencarzinho do Paraná", ao enaltecer a escolha de Osmar Dias para ter Loures como seu vice. A referência de Lula foi feita em relação ao vice-presidente José Alencar, que dividiu a chapa com o petista entre os anos de 2002 e 2010.

"A sabedoria de convocar para vice o 'Zé Alencarzinho do Paraná', um menino de caráter, filho de um homem de bem (...). Vocês podem estra trabalhando para construir uma nova geração de políticos no Estado."

A comparação foi reforçada pela então candidata a presidência Dilma Rousseff:

"O Osmar Dias [...] que tem essa figura fantástica que uma vez o presidente Lula chamou de José Alencarzinho, numa referência ao nosso José Alencar. Esse empresário jovem e talentoso, que é o Rocha Loures", disse Dilma.

Derrota nas urnas

Apesar do apoio, a coligação "A união faz um novo amanhã" - encabeçada por Dias e Loures - ficou em segundo com 45,63% e perdeu a eleição para Beto Richa (PSDB), que recebeu mais de três milhões dos votos, 52,43% do total.

Últimas notícias