PT

Planos de Lula para 2018 ficam em aberto

Depoimento prestado por Palocci deixa em aberto a tentativa de Lula em se viabilizar como candidato para 2018

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 09/09/2017 às 11:36
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Depoimento prestado por Palocci deixa em aberto a tentativa de Lula em se viabilizar como candidato para 2018 - FOTO: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Leitura:

O depoimento prestado nesta semana pelo ex-ministro Antonio Palocci, no qual ele atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o protagonismo no esquema de corrupção na Petrobrás, deixa em aberto a tentativa do petista de se viabilizar como candidato à Presidência da República em 2018, segundo analistas consultados pelo Estado. A avaliação é de que, ainda que Palocci tenha de comprovar o que disse ao juiz Sérgio Moro, suas afirmações são fortes e podem comprometer ainda mais a imagem de Lula.

O professor emérito de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) Ruy Fausto disse que o depoimento "enfraquece ainda mais a posição de Lula". "Creio que, agora, a direção do PT no fundo se empenhará principalmente em evitar que ele seja preso", afirmou

Para Fausto, se por um lado a fala de Palocci mostrou "o violento processo de corrupção que atingiu o poder petista", por outro, "é evidente que Palocci está numa situação desesperada e, para se safar, dirá o que aconteceu e também o que não aconteceu Assim, é preciso ter alguma cautela", afirmou.

A avaliação do cientista político e consultor da Arko Advice, Murillo Aragão, é de que o depoimento foi "trágico para o PT e para o Lula". "Em poucas palavras, relevou a extensão da tragédia política do País. Então, é seriíssimo o que ele (Palocci) disse e não há porque não acreditar nele", afirmou. Palocci foi ministro da Fazenda no governo Lula e da Casa Civil durante parte do mandato de Dilma Rousseff.

Além do depoimento de Palocci, Lula teve outro revés nesta semana. Ele foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao lado da presidente cassada Dilma Rousseff e outros petistas, sob acusação de formar uma organização criminosa. Se o Supremo Tribunal Federal aceitar a denúncia, será o sexto processo do ex-presidente na condição de réu.

Aragão considerou que a candidatura de Lula está prejudicada, mas, ainda assim, ponderou que Palocci estava sob a pressão de estar preso há quase um ano. "É evidente que uma pessoa presa há muito tempo termina pressionada a adotar posturas que deem fim à sua agonia." Segundo ele, o ex-ministro deverá provar, de alguma forma, as afirmações que fez a Moro, entre elas a da existência de um "pacto de sangue" entre Lula e a Odebrecht. "Ele não pode apenas acusar sem ter a mínima condição de provar."

Para professora da UFRJ, é preciso cautela para analisar cenário

Para a professora de filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Tatiana Roque, "antes de tudo, tem de ter cautela e esperar as provas". Ela lembrou de outros delatores, como o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, que voltaram atrás no que disseram sobre Lula. "Mais importante é: qualquer decisão que inviabilize uma candidatura com a popularidade, o porcentual de votos que Lula tem, deve ser extremamente rigorosa e não deixar nenhuma margem de dúvida em termos de provas."

Em depoimento à Justiça Federa neste ano, porém, Léo Pinheiro disse que o triplex no Guarujá foi oferecido pela OAS a Lula e apresentou registros de encontros com o petista. Em um deles, segundo o empreiteiro, o ex-presidente o teria orientado a destruir provas.

Para o professor de História Contemporânea da USP Everaldo Almeida, Palocci "está dizendo, de certa forma, tudo o que querem que ele diga". "Ele está sob uma gigantesca pressão, é uma pessoa muita inteligente e sabe exatamente o que falar para conseguir algum tipo de benefício com a delação dele", disse.

Almeida lembrou que Palocci era figura das mais importantes do PT, mas defendeu posições que contrariavam setores do partido - ainda que as posições de Palocci sempre estivessem alinhadas com as de Lula, a quem era subordinado, e tivessem sido avalizadas pelo então presidente.

Últimas notícias