Sertão

PF investiga Prefeitura de Serrita por desvio de recursos públicos

A segunda parte da Operação Júlio César foi deflagrada ontem. A ação tem o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão.

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 02/07/2014 às 10:17
Foto: PF/Divulgação
A segunda parte da Operação Júlio César foi deflagrada ontem. A ação tem o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão. - FOTO: Foto: PF/Divulgação
Leitura:

Atualizada às 15h11

A Polícia Federal (PF) defagrou, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos, na manhã da última terça-feira (1º) a operação ''Júlio César II''. A ação tem o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pelo Tribunal Regional Federal em Serrita, no Sertão de Pernambuco, por causa da suspeita de desvio de recursos públicos por parte da prefeitura do município. 

A primeira fase da operação ocorreu no final de 2008 e apurou crimes eleitorais e de desvio de dinheiro em gestões anteriores e na atual do município. No período, foram investigadas cinco pessoas, sendo um político, secretários da prefeitura e empresários da cidade. 

Apesar da primeira ação da PF, há informações de que os desvios continuam acontecendo e por isso a segunda fase foi deflagrada ontem. O Tribunal Regional Federal determinou o sequestro dos imóveis investigados, que ficam nos municípios de Salgueiro, Serrita, Petrolina e Maceió, em Alagoas, para garantir o ressarcimento do erário. Contratos de licitação e notas com ordens de pagamento também foram apreendidos na Prefeitura de Serrita, e trazidos para o Recife para análise e perícia contábil por parte da Controladoria Geral da União e dar prosseguimento às investigações.

Em nota, a prefeitura informou que a administração municipal está tranquila e sempre prezou pela transparência e responsabilidade. Confira a nota:

Na manhã do dia 01 de Julho de 2014, agentes da Polícia Federal estiveram na sede da Prefeitura Municipal de Serrita/PE, acompanhados de servidores da Controladoria Geral da União – CGU, munidos de mandado de busca e apreensão com o fito de identificar documentos e objetos relevantes à investigação.

A busca deriva da operação que aconteceu no ano de 2008 “Operação Júlio César”, não procedendo assim a informação que trata-se de uma nova operação. Informo que o processo tramita no Tribunal Regional Federal da 5º Região, sendo inverídica a informação de sequestro dos imóveis pertencentes aos investigados, como também não procede a informação de que os investigados possuem imóveis nas cidades de Petrolina e Macéio/AL.

Ressalto que a busca ocorreu de maneira tranquila e sem nenhum embaraço, sendo apreendido como já menciona do documentos contábeis que foram entendidos como relevantes para a investigação.

No mais, informo que Administração Municipal está tranquila diante do ocorrido, pois sempre zelou pela transparência, eficácia, responsabilidade, lisura e boa-fé, estando amparada pela confiança depositada pela população do Município de Serrita/PE, que pela quarta vez entregou o seu futuro a atual administração.

Últimas notícias