Legislativo

Oposição define agenda de fiscalização do programa Pernambuco de Verdade

Programa é uma analogia ao Todos por Pernambuco do governo do Estado. Enquanto um coleta propostas para o Executivo, outro vai ouvir queixas sobre obras inacabadas

Ayrton Maciel
Cadastrado por
Ayrton Maciel
Publicado em 05/05/2015 às 6:00
João Bita/Alepe
Programa é uma analogia ao Todos por Pernambuco do governo do Estado. Enquanto um coleta propostas para o Executivo, outro vai ouvir queixas sobre obras inacabadas - FOTO: João Bita/Alepe
Leitura:

A oposição na Assembleia Legislativa definiu, nesta segunda-feira (4), a agenda de encontros para 2015 do programa Pernambuco de Verdade, a ferramenta política criada pela bancada para fiscalizar a execução, o andamento e o custo de obras do Executivo, a prestação dos serviços públicos e as contas do governo. Contraponto ao Todos por Pernambuco – marca dos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara (PSB) –, a proposta vai ser levada pela oposição a dez cidades das microrregiões do Estado, onde serão ouvidas queixas, denúncias e cobranças das populações, entidades e lideranças políticas locais.

A bancada oposicionista marcou para a primeira semana de junho, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, o primeiro encontro do Pernambuco de Verdade, mas decidiu que o calendário de datas será estabelecido gradualmente. A agenda fará o trajeto do Sertão ao litoral. Pela ordem dos municípios, até o final do ano a bancada terá reuniões em Araripina, Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Goiana, Palmares e Recife. “O Pernambuco de Verdade quer acompanhar as ações, visitar obras paradas e inacabadas e pressionar por soluções do governo”, destacou o líder da oposição, Silvio Costa Filho (PTB).

Os encontros do programa oposicionista deverão ocorrer sempre às sexta-feiras, uma vez que as sessões plenárias Alepe são de segunda à quinta. O anúncio da criação da ferramenta de fiscalização foi feito há um mês, num gesto político da minoria – que tem 13 dos 49 deputados da Casa – para marcar os 100 dias da gestão Paulo Câmara. Por ser a continuidade dos governos de Eduardo Campos, a oposição tinha dito que não daria a diplomática trégua de seis meses à atual gestão.

De acordo com Sílvio Costa Filho, os encontros do Pernambuco de Verdade vão permitir, no final do ano, um diagnóstico em três áreas: andamento das obras estaduais e federais, conhecimento das políticas públicas para setores-chaves (saúde, educação, segurança pública) e situação dos servidores públicos. “O Estado fechou o 1º quadrimestre e deve apresentar o balanço nos próximos dez dias”, estimou o petebista quanto à expectativa sobre as contas.

Como suporte ao Pernambuco de Verdade, a oposição decidiu também criar um site, uma conta no Facebook, um e-mail e uma ouvidoria da bancada. “Através das redes sociais a população vai informar e sugerir a atuação itinerante da bancada”, disse o líder oposicionista.

Últimas notícias