Bancada oposicionista

Líder da oposição a Paulo Câmara diz que setor da Saúde está em crise em Pernambuco

Silvio Costa Filho critica situação do atendimento no Hospital Getúlio Vargas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/07/2015 às 15:45
Divulgação
Silvio Costa Filho critica situação do atendimento no Hospital Getúlio Vargas - FOTO: Divulgação
Leitura:

No dia em que o governador Paulo Câmara (PSB) foi ao Encontro de Governadores do Nordeste, realizado no Piauí, debater a criação de uma linha de financiamento exclusiva para a Saúde, a oposicão atacou justante essa área do governo. Nesta sexta-feira (17), o líder da bancada oposicionista, Silvio Costa Filho (PTB), criticou uma portaria do Hospital Getúlio Vargas (HGV) que proíbe, por um período de noventa dias, a “abertura de prontuário de primeira vez, exceto para pacientes egressos” e “realização de exames laboratoriais e de imagens, para pacientes de ambulatório” sob o pretexto da contenção de despesas.

“Não é possível aceitar que haja redução no orçamento em uma área que historicamente já sofre com problemas de financiamento. Esta portaria do HGV reforça que o setor de saúde em Pernambuco está em crise e que o Governo do Estado tem tratado o tema com descaso”, criticou Silvio Costa Filho após se reunir com o diretor do hospital, Gustavo Souza Leão. 

Silvio Costa Filho fez uma relação da portaria do HGV com o Plano de Contigenciamento de Gastos (PCG) instituído em fevereiro para reduzir as despesas do governo com o custeio da máquina. “Na administração deste plano de custeio, centros de referencia em saúde como o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz precisam ser preservados. A população não pode esperar, por exemplo, 90 dias, para realizar exames. Esperamos que o hospital e o governo do Estado revejam a portaria”, disse. 

O deputado estadual aproveitou também para criticar a situação de outras unidades de saúde como o Hospital Belarmino Correia, em Goiana, e também a UPA Especialidades. “A bancada de oposição apela ao governo que mantenha e até amplie o volume do investimento na saúde, pois o que estamos observando é que os problemas na área vêm se acentuando em Pernambuco. Há pacientes em tratamento de câncer que não estão recebendo sequer medicamentos. Isto é desumano”, destacou.

DEFESA DO GOVERNO - Em relação à visita da oposição ao HGV, o líder do governo, Waldemar Borges (PSB),reitera que se trata de uma distorção de deputado Sílvio Costa Filho. "Ao contrário do que ele afirma, nos últimos meses, a unidade vem ampliando a quantidade de procedimentos. Para se ter uma ideia, houve o incremento de quase 50% no número de cirurgias, que passaram de uma média 600/mês para 1.100/mês atualmente. Além disso, mensalmente, o HGV realiza mais de seis mil atendimentos no ambulatório", ressaltou.  

"É evidente que a saúde pública, sobretudo em nível nacional, enfrenta problemas, principalmente depois do criminoso corte de R$ 12 bilhões que Dilma fez no setor, mas não se pode dar crédito a esses factoides, nem mesmo à preocupação de Silvio com a saúde pública. Se isso fosse verdadeiro, ele estaria lutando junto conosco contra esse corte absurdo", concluiu Waldemar.

Últimas notícias