Poder Legislativo

Alepe apresenta à Câmara Federal PEC para aumentar competências das Assembleias Estaduais

Proposta será protocolada nesta quarta (14), em Brasília. Presidente de 20 Assembleias que subscrevem PEC anunciaram presença

Ayrton Maciel
Cadastrado por
Ayrton Maciel
Publicado em 14/10/2015 às 8:00
Foto: Arquivo Alepe
Proposta será protocolada nesta quarta (14), em Brasília. Presidente de 20 Assembleias que subscrevem PEC anunciaram presença - FOTO: Foto: Arquivo Alepe
Leitura:

Elaborada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, uma Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) que altera competências hoje privativas da União e transfere algumas das atribuições o rol das competências dos Estados e do Distrito Federal será protocolada, nesta quarta-feira (14), na Câmara dos Deputados. A PEC prevê até a competência para as Assembleias legislarem, como poderes suplementares, sobre matéria financeira, o que hoje é vedado pela Carta federal.

Vinte presidentes de Assembleias Estaduais confirmaram presença no ato da aprersentação da PEC à Câmara Federal. A Assembleia de Pernambuco, autora da PEC, será representada pelo 1º secretário da Mesa, deputado Diogo Moraes (PSB), a pedido do presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT). A PEC altera os artigos 22 e 24 da Constituição Federal tornando  competências legislativas atualmente privativas da União em concorrentes com os Estados e o Distrito Federal, o que representaria, caso aprovada no Congresso, a formação d eum novo Pacto federativo no País.

Passadas 27 anos da promulgação da Constituição de 1988, as Assembleias Estaduais querem modificações para adaptar o texto à realidade da sociedade brasileira e à dinâmica das relações entre o Estado e a sociedade e as unidades federadas e a União. "Tratam-se das áreas em que se julga que os Estados devam ter competência suplementar para tratar de aspectos peculiares, já que à União cabe legislar sobre tais matérias apenas de forma geral", diz a justificativa.

As alterações reivindicam maior autonomia dos Estados para legislar sobre questões como agrário, águas, energia, trânsito e transporte, jazidas, minas, minerais, metalurgia, sistemas de consórcios e sorteios e propaganda comercial.

Últimas notícias