ELEIÇÕES 2016

Após vídeo contra Uber, Geraldo Julio ganha apoio de taxistas

Taxistas que organizaram protesto contra Geraldo, por causa do Uber, começam a participar da campanha do socialista

Marcela Balbino
Cadastrado por
Marcela Balbino
Publicado em 06/09/2016 às 22:37
Foto: Divulgação
Taxistas que organizaram protesto contra Geraldo, por causa do Uber, começam a participar da campanha do socialista - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

De opositores a cabos eleitorais, os taxistas do Recife têm feito acenos ao prefeito Geraldo Julio, candidato à reeleição. Nesta terça-feira (6), os organizadores do protesto do último sábado (3) acompanharam a caminhada do postulante no Alto José Bonifácio, na Zona Norte. Mas dessa vez como aliados, com direito a fotos com o socialista e com o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, que tem agido como interlocutor no processo. 

Taxista há 20 anos, Walmir Teixeira da Silva, 37, diz que o grupo resolveu dar um “voto de confiança” a Geraldo. “Nenhum dos candidatos nos apoiou e ele tomou a posição, então a gente vai dar esse voto de confiança. Estamos órfãos, ninguém está nos apoiando”, afirmou ele, que estava à frente do protesto contra Geraldo na Campina do Barreto, no último sábado.

Segundo Walmir, pelo menos cinco taxistas participaram do ato político desta terça-feira (6). “Outros tentaram vir, mas ficaram presos no engarrafamento”, contou. A mudança na postura veio depois de Geraldo ter gravado um vídeo afirmando que iria aumentar a fiscalização ao Uber. Walmir afirmou que, após o anúncio do prefeito, quatro motoristas de Uber foram pegos na fiscalização.“Tava trabalhando contra ele (Geraldo) para ele se posicionar. Aqui não tem nada de política não, é um conjunto de taxistas brigando pelas famílias”, contou. 

A assessoria da CTTU informou que apenas um veículo foi apreendido até o final da tarde desta terça-feira (6) fazendo transporte irregular de passageiros, mas não tinha como confirmar se era um Uber.

Ao fim da caminhada, questionado sobre a divulgação dos vídeos e se foi erro estratégico, Geraldo afirmou que sempre teve “posição clara” em relação ao caso. “Me coloco de maneira clara em relação a todos os assuntos, eu tenho obrigação de fazer isso. Sou prefeito da cidade e sempre fiz assim. Os outros eu não sei como vão se colocar”, afirmou o socialista. Na segunda-feira circularam dois vídeos gravados por ele.

No primeiro vídeo, ele afirmava que iria intensificar fiscalização ao Uber e, no segundo, disse que cumpria lei federal, que proíbe circulação de transporte remunerado irregular de passageiros. 

ATAQUES

O embate Uber versus táxis também esteve na pauta do candidato do PT, João Paulo, que voltou a fustigar Geraldo.

“Ele é um vacilão e não tem coragem. Até agora ele não resolveu esse negócio do Uber porque não tem posição, não tem coragem para enfrentar. Fica na moita o tempo todo. Chega, chama os taxistas à noite, grava um vídeo (...). Chama os caras de noite, não tem representação formal, não chama o Uber e diz que ‘aqui é o diálogo’”, disse, durante evento com profissionais de saúde.

Parte dos motoristas do Uber pretende parar nos dias 9 e 14 deste mês, como forma de pressionar a empresa a articular com a prefeitura a regulamentação do serviço. Os condutores não pretendem fazer protestos fechando as ruas, mas apenas não atendendo aos chamados de corridas dos clientes. Outra manifestação que vem sendo articulada pelos motoristas é fazer uma doação de sangue coletiva, congestionando o trânsito em frente ao Hemope, no bairro do Derby.

PRIMEIRO VÍDEO EM QUE GERALDO AFIRMA QUE VAI AUMENTAR FISCALIZAÇÃO

SEGUNDO VÍDEO, DIVULGADO NAS REDES SOCIAIS DO PREFEITO

Últimas notícias