eleições 2016

TRE-PE inicia preparação das urnas para o segundo turno

Recife, Olinda, Jaboatão e Caruaru terão segunda etapa das eleições

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 21/10/2016 às 9:59
Foto: TV Jornal
Recife, Olinda, Jaboatão e Caruaru terão segunda etapa das eleições - FOTO: Foto: TV Jornal
Leitura:

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, nesta sexta-feira (21), a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. As urnas da capital e de Jaboatão estão sendo tratadas em um depósito do TRE-PE localizado no bairro da Iputinga. Já as urnas de Jaboatão e Caruaru são preparadas nós próprios municípios.

O trabalho segue até a próxima quarta-feira (26). As urnas começam a ser distribuídas para as cidades na sexta (28). A votação ocorrerá no domingo (30).

De acordo com o coordenador de sistemas do TRE-PE, Mlexener Romeiro, as urnas não estão recebendo novos dados. “Como elas não estão ligadas a nenhuma rede, não há no arquivo delas o resultado das eleições. O que nós fazemos é inserir uma informação comunicando o segundo turno e ela mostrará apenas os dados dos candidatos que seguem na disputa. Não há a necessidade de apagar o que está gravado”, explicou.

DADOS

Ainda segundo Romeiro, não será necessário inserir informações dos eleitores de cada sessão, pois os dados continuam armazenados. “Aproveitamos para também fazer os testes e verificar se há algum problema em cada urna. Se alguma apresentar problema, substituímos”, disse.

No primeiro turno, o Tribunal levou cerca de oito dias para preencher as urnas com os dados. Desta vez, serão necessários seis dias, já que o TRE-PE não irá passar o final de semana trabalhando na preparação das urnas. “No primeiro turno, eram mais dados e a votação ocorreu em todo o Estado. Agora, são apenas quatro municípios”, informou Romeiro.

Últimas notícias