2017

Lupércio anuncia secretariado e mantém as 14 secretarias em Olinda

Entre os nomes não cogitados para ocupar cargos na gestão de Lupércio está o ex-jogador Fancisco Carvalho da Silva Neto, mais conhecido como Chiquinho, que assumirá a secretaria executiva de esportes

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 26/12/2016 às 10:56
Foto: Franco Benites/ Jornal do Commercio
Entre os nomes não cogitados para ocupar cargos na gestão de Lupércio está o ex-jogador Fancisco Carvalho da Silva Neto, mais conhecido como Chiquinho, que assumirá a secretaria executiva de esportes - FOTO: Foto: Franco Benites/ Jornal do Commercio
Leitura:

O prefeito eleito de Olinda, Lupércio (SD), anunciou nesta segunda-feira (26) o secretario que vai lhe ajudar a gerir o município pelos próximos quatro anos. 

Entre os nomes não cogitados para ocupar cargos na gestão de Lupércio está o ex-jogador Francisco Carvalho da Silva Neto, mais conhecido como Chiquinho, que assumirá a Secretaria Executiva de Esportes, ligada à Secretaria de Educação. O ex-jogador disse que tem pretensão de fazer um grande trabalho. “A gente é amigo de infância. Acompanhei toda sua trajetória. Tenho certeza que ele fará uma administração muito positiva em Olinda”, disse sobre Lupércio. 

O prefeito eleito nomeou ainda o professor Paulo Roberto (SD) para a Secretaria de Educação; Luiz Araújo para a Saúde; o coronel Pereira Neto na Secretaria de Segurança Urbana; o auditor João Luiz na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico; o coronel Gustavo Lira para Transportes e Trânsito e advogado Wolney Queiroz, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

A lista continua com Simone Lucchese em Obras; André Botelho no Meio Ambiente Urbano e Natural; Mirella Almeida nas Relações Institucionais; o advogado Eduardo Porto Filho nos Assuntos Jurídicos; Evandro Avelar na Secretaria de Serviços Públicos; Janaína Cardoso Cisneiros para a Fazenda, como o Jornal do Commercio adiantou, e Administração e a jornalista Patrícia Cunha na Comunicação.

Promessas 

Lupércio optou por manter as 14 secretarias já existentes, mas prometeu estudar uma redução futuramente.  O prefeito eleito de Olinda também prometeu uma redução de no mínimo 30% dos cargos comissionados. 

Lupércio afirmou que vai cobrar empenho dos secretários, que terão metas a cumprir. O prefeito eleito afirmou que irá escutar as pessoas na rua e que todas as secretarias estarão nas ruas. "Evidente que a gente teve o cuidado de conhecer o curriculum de cada um, alguns a gente já conhece de outros trabalhos. Não tem a ver com amizade e sim com profissionalismo", disse sobre secretariado. O prefeito disse que a pasta prioritária é a Secretaria de Saúde.

 

Lista de secretários

Secretaria de Serviços Públicos 

Evandro Avelar: engenheiro Civil graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE), Evandro Avelar foi secretário estadual das Cidades e esteve à frente da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de Pernambuco (Sempetq). Também atuou como diretor geral da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) e diretor-presidente da antiga Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Atualmente, é vice-presidente do Complexo Portuário de Suape. 

Secretaria da Fazenda e Administração

Janaína Cardoso: Janaina Cardoso é bacharel em Direito pela Unicap, pós-graduanda em Direito (UFPE) e Gestão Pública (FCAP/UPE). Auditora Fiscal do Estado de Pernambuco, foi gerente de contratos do Estado de Pernambuco na Secretaria de Administração e gerente geral do Programa Pernambucano de Controle de Gastos e Superintendente Administrativa e Financeira. 

Secretaria de Saúde

Luiz Araujo: Luiz Araujo possui formação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialização em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia de Joelho. Ambas as últimas qualificações foram feitas na Clínica Ortopédica de Acidentados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Secretaria de Educação

Professor Paulo Roberto: graduado em Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), Professor Paulo Roberto foi vereador do Recife, diretor regional de Educação do antigo Departamento Regional de Educação (DERE Recife Sul) e assessor da Secretaria de Educação da PCR. 

Secretaria de Comunicação

Patrícia Cunha: jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Relações Públicas e mestre em Comunicação (UFPE), com foco em Políticas Públicas. Foi selecionada pela Unesco como consultora suplente na área de Políticas Públicas de Comunicação na América Latina. Coordenou o setor de Comunicação da Câmara dos Vereadores do Ipojuca e foi assessora de imprensa do Professor Lupércio na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Secretaria de Assuntos Jurídicos

Eduardo Porto: especialista nos Direitos Constitucional, Administrativo e Tributário (Esmape/ Uninassau), Eduardo Porto foi procurador do Estado de Roraima e atuou como assessor jurídico no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Secretaria de Patrimônio e Cultura

Afonso Oliveira: produtor cultural e consultor de Políticas Culturais, Afonso Oliveira foi criador do Método Canavial de Ensino de Produção Cultural. Ganhador dos Prêmios Economia Criativa, Patativa do Assaré e Tuxauá, concedidos pelo Ministério da Cultura, coordenou mais de 100 projetos nas áreas de Cultura Popular, Música, Dança, Cinema, Museu, Pontos de Cultura e Patrimônio, entre outras. 

Secretaria de Segurança Urbana 

Coronel Pereira Neto: pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade de Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), Antônio Francisco Pereira Neto é coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar. Foi chefe do setor de inteligência da PMPE e comandante geral da instituição. Também atuou como secretário de Governo e Segurança Comunitária em São Lourenço da Mata. 

Secretaria de Obras

Simone Lucchese: engenheira civil formada pela Universidade de Pernambuco (UPE), Simone Lucchese foi Secretária de Obras do município de Goiana, atuou como gestora de obras na Secretaria das Cidades (Secid-PE) e na Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

Secretaria de Relações Institucionais

Mirella Almeida: pós-graduanda em Gestão Pública, Mirella Almeida possui atuação nas áreas financeira e de gestão de pessoas. Atualmente, é assessora do Professor Lupércio na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). 

Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos

Wolney Queiroz: advogado, Wolney Queiroz possui especialização nos Direitos Público; da Criança e do Adolescente; Administrativo; Cível e Criminal. Compõe a equipe de transição do Professor Lupércio. 

Secretaria de Transporte e Trânsito

Coronel Gustavo Lira: coronel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Gustavo Lira é pós-graduado em Ciências Jurídicas. Foi o fundador da CiaTur – Companhia Independente de Apoio ao Turista – e comandante do Batalhão Duarte Coelho (1º BPM), ambos com sede em Olinda. Também foi diretor de Finanças da Polícia Militar. 

Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural

André Botelho: advogado e consultor jurídico, André Botelho é pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape). 

Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia

João Luiz: auditor Fiscal (SEFAZ-PE), João Luiz é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Pós-graduado em gestão pública e administração de projetos sociais. Foi secretário de Transportes, Controle Urbano e Ambiental de Olinda; secretário executivo da Secretaria de Juventude do Recife e secretário de Desenvolvimento Urbano em Paulista. 

 


Últimas notícias