LEGISLATIVO

Governistas miram comando da Câmara dos Vereadores

Dois vereadores do PSB ensaiam um bate-chapa pela presidência da Casa. Primeira secretaria também deve ser alvo de disputa

Marcela Balbino
Cadastrado por
Marcela Balbino
Publicado em 27/12/2016 às 15:08
Foto: Câmara dos Vereadores
Dois vereadores do PSB ensaiam um bate-chapa pela presidência da Casa. Primeira secretaria também deve ser alvo de disputa - FOTO: Foto: Câmara dos Vereadores
Leitura:

Com a saída do vereador Vicente André Gomes (PSB) da presidência da Câmara do Recife, abre na Casa de José Mariano uma disputa pelo cargo que põe em lados opostos dois governistas. A candidatura de Carlos Gueiros (PSB) é vista como um gesto de "independência" às vontades do governo Geraldo Julio (PSB), enquanto a de Eduardo Marques (PSB) é considerada alinhada ao Executivo.

O enfrentamento entre Gueiros e Marques é histórico - há quatro anos os dois pleitearam a vaga pela primeira vice-presidência. Em nome da oposição, Marília Arraes (PT) também vai brigar pela presidência. A eleição acontece no próximo domingo, dia 1º, logo após a posse dos vereadores.

A sucessão na Câmara foi um dos assuntos nos bastidores da reunião que os vereadores tiveram ontem com secretários municipais sobre a reforma administrativa. Gueiros segue para o sétimo mandato como vereador e adota o discurso de "altivez" da Câmara.

Ele se coloca como o "candidato da Casa" e abriu artilharia sobre a relação de subserviência do Legislativo ao Executivo. "Sou da bancada de governo, mas se me elegerem presidente da Casa, serei presidente de um poder, não serei presidente do meu partido nem da bancada de governo. Farei tudo em sintonia com governo, mas com altivez".

O vereador também criticou os auxiliares do prefeito e preferiu poupar Geraldo. "Que não venham secretários aqui dentro dar ordens. Isso não pode continuar, porque o poder fica diminuído", criticou. "Não é porque eles são secretários e nós somos vereadores que temos que cumprir ordens. Lá é um poder independente". O JC procurou Eduardo Marques para repercutir a candidatura, mas ele não retornou as ligações.

Em 2012, Gueiros e Marques estavam no PTB e houve polêmica em torno da escolha da primeira vice-presidência. O partido havia indicado Gueiros, mas movimentos internos alçaram Marques. Nos bastidores, fala-se em pressão do PSB para limar Gueiros da disputa. Marília Arraes corre por fora e está buscando apoio da bancada de oposição.

PRIMEIRA-SECRETARIA

Além da presidência, deve haver bate-chapa para 1ª secretaria, atualmente ocupada por Augusto Carreras (PSB). Apesar de ele ter sido reeleito, ele não tentará um novo mandato na mesa: a disputa ficará entre Marco Aurélio (PRTB) e Aerto Luna (PRP). A vaga é uma das mais cobiçadas, porque é responsável pela administração das finanças da Casa. Carreras é cotado para ocupar uma vaga no governo Geraldo.

Este ano, logo após a eleição, o cargo ficou no centro das críticas por causa do corte de gratificações de funcionários sem aviso prévio. Para o próximo ano, o duodécimo será menor em função da queda na arrecadação. Segundo Aerto, a transparência deve estar entre as prioridades.

Últimas notícias