manifestação

Julgamento de suspeitos de vandalismo dos protestos de 2013 começa nesta segunda (17)

Grupo é acusado de queimar ônibus e destruir estação de bicicleta em protesto sobre transporte coletivo

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 17/07/2017 às 12:35
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Grupo é acusado de queimar ônibus e destruir estação de bicicleta em protesto sobre transporte coletivo - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Começa nesta segunda-feira (17) o julgamento de sete denunciados por vandalismo em um protesto ocorrido em 2013 no Recife. Entre eles, está o ex-candidato a vereador do Recife Pedro Josephi (PSOL), que na época membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público.

Pedro é acusado de ter participado em 21 de agosto de 2013 de um protesto na capital pernambucana em que um ônibus foi incendiado na Rua do Príncipe e uma estação de alguel de bicicletas compartilhadas foi quebrada. Pedro confirma que esteve presente na manifestação, mas nega que tenha participado dos atos de vandalismo. Hoje, ele é advogado.

"Não tem nada que aponte minha participação. Sempre fui de rosto limpo, minhas ações sempre foram probas, limpas", disse. Na época das manifestações, ele não foi detido.

Nesta segunda (17), serão ouvidas as testemunhas de acusação, chamadas pelo Ministério Público. Na terça (18) e quarta (19), serão ouvidas as testemunhas de defesa. NO dia 24, está prevista a ouvida dos réus. O julgamento ocorre na 11ª Vara Criminal do Recife, no Fórum Joana Bezerra.

Pedro Josephi atribui sua acusação a uma perseguição política praticada na época pelo então secretário de Defesa Social Wilson Damázio. "Fui surpreendido com a acusação. Estava colaborando com as investigações", disse Pedro, acrescentando que prestou depoimento seis vezes na Polícia Civil como testemunha.

PROTESTO

O protesto na época pedia a implantação do passe livre para estudantes e melhorias no transpor público. O grupo começou o ato no Parque 13 de Maio à tarde e, no início da noite, um grupo de mascarados iniciou os atos violentos. Foram quebradas vidraças de lojas na Avenida Conde da Boa Vista e do Cinema São Luiz. Um ônibus foi incendiado e uma estação de bicicletas compartilhadas destruída.

Últimas notícias