Polêmica

Votação sobre ideologia de gênero gera polêmica na Câmara do Recife

Com torcidas e faixas, manifestantes contrários à ideologia de gênero ocuparam as galerias da Câmara Municipal

Vinícius Sales
Cadastrado por
Vinícius Sales
Publicado em 30/10/2017 às 20:11
Divulgação
Com torcidas e faixas, manifestantes contrários à ideologia de gênero ocuparam as galerias da Câmara Municipal - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Câmara Municipal do Recife votou hoje um requerimento feito pela vereadora Michele Collins (PP) onde requeria ao ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), que retirasse a expressão "Ideologia de Gênero" da Base Nacional Curricular.

Aos gritos de "Salve a Família e "Não mexam com nossas crianças", grupos favoráveis ao projeto ocuparam as galerias e interpelavam os vereadores em discurso. O ponto alto se quando o vereador Jayme Asfora (PMDB), em aparte ao discurso de Michele, se posicionou contra o projeto." O que chamam de ideologia de gênero é a possibilidade das escolas, dos professores e dos alunos, na idade própria, discutirem que não há, por exemplo, prevalência da mulher sobre o homem ou do homem sobre a mulher".

"A ideologia de gênero diz que à criança pode escolher o que ela quer ser. Ela quer confundir a cabeça das crianças e nós somos contra isso. Agora somos a favor de que se ensine o respeito às pessoas diferentes e a não violência. Estão querendo dividir esses discurso e dizer que é uma coisa só, mas não é."argumenta Michele

Votando pela aprovação da proposta o vereador Renato Antunes (PSC) afirma que a escola não é local para se discutir ideologia de gênero. "Essa discussão de gênero não é ideológica, religiosa ou conservadora. Mas no nosso ponto de vista é antecipar um debate que cria confusão para a criança."

Discordando da matéria o vereador Ivan Moraes  A casa não pode passa o mico de pedir a um ministério que elimine todas as palavras que possam ter referência a o que um grupo chama de "ideologia". Se fôssemos levar esse requerimento a risca, estaríamos demandando que ministério, por exemplo, não usasse a palavra mulher, homem, reprodução ou referências ao sistema reprodutivo da mulher.

PAUTA ÚNICA

Recentemente a Casa vem votando diversas pautas envolvendo temas sociais. Fazendo um contra pronto dos colegas parlamentares, o vereador Rinaldo Junior (PRB) afirma que demais demandas da cidade acabam sendo esquecidas pelo Legislativo. "Essa câmara parou. Só discute homofobia, combate ás drogas e hospital de animais. São pautas importantes, mas a cidade do Recife é muito maior do que isso. Os vereadores devem se unir para aumentar essa pauta. A cidade do Recife está aí, com problemas na Saúde e Segurança.", afirmou Rinaldo.

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) pediu vista sobre a matéria, fazendo com o que a votação fosse adiada para semana que vem.

Últimas notícias