ALEPE

Tumulto e xingamentos marcam extinção de delegacia contra corrupção

Promessa de Paulo Câmara, criação do Draco prevê fim da Decasp, delegacia que investigava corrupção de políticos

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 30/10/2018 às 21:35
Foto: Jarbas Araújo/Alepe
Promessa de Paulo Câmara, criação do Draco prevê fim da Decasp, delegacia que investigava corrupção de políticos - FOTO: Foto: Jarbas Araújo/Alepe
Leitura:

Foi sob fortes vaias e alguns xingamentos indecorosos que os deputados estaduais deixaram a sessão que criou o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e extinguiu a Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Administração e Serviços Pública (Decasp), que ficou notória por conduzir investigações de corrupção contra políticos e empresários. Uma dúzia de homens da Polícia Legislativa foi acionada para controlar manifestantes que gritavam contra a aprovação da medida das galerias lotadas.

A expectativa é que o texto também seja aprovado na segunda votação, prevista para esta quarta-feira (31). A proposta também não deve receber novas emendas e ir à sanção da forma como foi apresentada pelo governador Paulo Câmara (PSB).

Durante o tumulto na primeira votação, pelo menos um homem mais exaltado foi retirado do espaço a força pelos policiais. A manifestação pela manutenção da Decasp incluiu grupos ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL) e ao Livres. Representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Addepe) também foram ao Legislativo para pressionar pela continuidade da Decasp. Os parlamentares deixaram o plenário em silêncio, após um encerramento às pressas da sessão.

Em plenário, a oposição manobrou para tentar manter a existência da Decasp. A deputada Socorro Pimentel (PTB) pediu a retirada de pauta do projeto, rejeitada pelo presidente Eriberto Medeiros (PP) porque a votação já havia sido adiada em um acordo na semana passada para atender ao prazo de apresentação de emendas.

Teresa Leitão (PT) defendeu a realização de uma audiência pública para debater o tema. E Priscila Krause (DEM) apresentou uma emenda que mantinha a existência da delegacia mesmo com a criação da nova estrutura, apresentada no dia anterior. Com a ajuda de Edilson Silva (PSOL), os oposicionistas conseguiram estender o debate por mais de meia hora. Mas foram derrotados em alguns segundos pela ampla base governista, com um placar de 37 votos a quatro.

PETISTA

Teresa Leitão, que era um dos principais nomes da oposição, mas cujo partido passou a integrar recentemente a base governista, votou pela emenda, mas também pela aprovação da proposta. Ela foi um dos principais alvos dos manifestantes.

Horas antes, a petista bateu boca com integrantes do MBL que a vaiaram enquanto ela criticava a deputada estadual catarinense Ana Caroline Campagnolo (PSL), que pediu a alunos para filmar e denunciar professores que façam “manifestações político-partidárias ou ideológicas” em sala de aula. “Não é possível que a gente entre agora em um período de policiamento. A vaia de vocês é um elogio”, bradou.

Em 2018, a Decasp esteve a frente da Operação Ratatouille, que investigou fraudes de R$ 113 milhões na merenda escolar do Cabo de Santo Agostinho; a Operação Ghost, que afastou cinco vereadores do Cabo ao investigar a existência de funcionários fantasmas; e a Operação Casa de Farinha, que apura coação em uma licitação de R$ 22 milhões para fornecer merenda em Ipojuca e resultou na prisão de Romero Pontual Filho, sócio da empresa Casa de Farinha, no último dia 11.

Promessa de campanha de Paulo Câmara, o projeto que cria o Draco e extingue a Decasp foi enviado ao Legislativo no último dia 19, em regime de urgência. O rito, que é mais rápido do que o normal, previa que a votação precisaria ocorrer até meados de novembro. A proposta, porém, já havia sido submetida ao plenário no dia 23 e só não foi votada porque a oposição lembrou que era necessário cumprir o prazo para apresentação de emendas, que se encerrou no dia 29.

O líder do governo Isaltino Nascimento (PSB) foi o relator do texto nas três comissões pelas quais a proposta passou. Ele defendeu o projeto dizendo que ele aprimora o combate ao crime organizado.

Últimas notícias