PASSEIO

Prefeitura do Recife promove circuito dos baobás

Roteiro, que faz parte do Projeto de Sensibilização Turística, será realizado neste sábado e no dia 19 de outubro

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/10/2013 às 17:00
Carlos Augusto/Divulgação PCR
Roteiro, que faz parte do Projeto de Sensibilização Turística, será realizado neste sábado e no dia 19 de outubro - FOTO: Carlos Augusto/Divulgação PCR
Leitura:

Árvore nativa do continente africano, o baobá está espalhado por várias cidades de Pernambuco. Do Litoral ao Sertão, estima-se que há 130 pés de Adansonia digitata, nome científico da planta conhecida pelas formas volumosas e por ter vida longa. Esse cenário levou a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, a promover um circuito direcionado aos baobás.

O roteiro, que faz parte do Projeto de Sensibilização Turística, será realizado neste sábado (5/10) e no dia 19 de outubro. O tour terá saída da Praça do Arsenal (Bairro do Recife), às 14h, e passará por algumas árvores tombadas pelo município em diversos bairros. O primeiro baobá a ser visitado será o que está localizado na Praça da República, no bairro de Santo Antônio. Estudiosos acreditam que essa árvore remonta o tempo de Maurício de Nassau na cidade, durante o século 16.

Também será visitado o exemplar apelidado de barriguda, devido ao tamanho de seu tronco, localizado no bairro do Fundão. O roteiro passa ainda por árvores localizadas na Encruzilhada, no Poço da Panela, no Parque da Jaqueira e na Faculdade de Direito, em Santo Amaro.

O tour é gratuito e oferecido tanto para moradores da cidade como para turistas, com o intuito de promover a história do Recife. Para participar do passeio, é necessário se inscrever previamente às sextas-feiras que antecedem o projeto. O cadastro é feito pelo telefone 3355-8605, a partir das 8h.

Últimas notícias