Saúde

Maioria dos paulistanos perde sono por causa da internet, diz pesquisa

A pesquisa "O Comportamento dos Usuários na Internet" ouviu 1.000 moradores da cidade de São Paulo

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 18/08/2015 às 11:10
Foto: Marcos Santos /USP Imagens
A pesquisa "O Comportamento dos Usuários na Internet" ouviu 1.000 moradores da cidade de São Paulo - FOTO: Foto: Marcos Santos /USP Imagens
Leitura:

A internet tem tirado o sono da maior parte de seus usuários. É o que revela uma pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), que será divulgada nesta terça-feira (18), em congresso da entidade.

A pesquisa "O Comportamento dos Usuários na Internet" ouviu 1.000 moradores da cidade de São Paulo e constatou que 53,7% deles já tiveram o sono prejudicado por causa do acesso à internet, jogos on-line e redes sociais.

"A pessoa dorme menos porque está usando mais a internet", diz Renato Opice Blum, presidente do Conselho de IT Compliance e Educação Digital da Fecomercio à reportagem. "O brasileiro tem uma característica única: é muito atraído pelas redes sociais; somos o país do mundo que mais as usa."

Outro problema gerado pelo uso abusivo da internet foi encontrado pela pesquisa: 41,1% dos entrevistados disseram já ter passado por problemas de relacionamento afetivo causados por informações ou mensagens publicadas nas redes sociais -segundo o estudo, 41,2% dos usuários já conheceram alguém on-line para relacionamento.

No entanto, apenas 13,1% disseram já ter sofrido assédio, bullying ou algum tipo de perseguição virtual.

"Os pontos positivos ainda superam os negativos. O propósito das redes sociais é resgatar amizades antigas e colocar as pessoas em contato, e isso acontece. Por outro lado, os problemas são muito intensos. Quando há bullying, divulgação de imagens íntimas, é algo que vem com força total", explica Opice Blum.

Entre os aplicativos usados com mais frequência, a pesquisa aponta que os de relacionamento, como o Tinder, têm apenas 5,9% de público entre os entrevistados. Redes sociais ou apps de comunicação, como WhatsApp e Facebook, lideram o ranking, com 85,1%.

Os apps bancários aparecem na quarta colocação, com 36,8% dos entrevistados dizendo que os acessam com frequência. No entanto, só 1,7% diz que usa a internet para fazer transferências, pagar contas e conferir extratos.

O celular é o dispositivo mais usado para acessar a internet: foi citado por 70,1%. O computador de mesa ("desktop") aparece em segundo (16,7%), seguido pelo notebook (11,5%) e pelo tablet (1,6%).

Os resultados são semelhantes a uma pesquisa realizada em junho pelo Datafolha, sobre os hábitos digitais dos jovens brasileiros.

SEGURANÇA ON-LINE

Outro foco da pesquisa da Fecomercio foi mostrar de que forma os usuários se protegem na web. A maioria (73,2%) diz que disponibiliza apenas informações básicas, como a cidade em que mora, idade e endereço de e-mail.

"Vimos que 73% dizem divulgar informação apenas de maneiras restrita. Mas o que seria isso? O brasileiro divulga mais informações que outros povos, e isso pode custar caro", diz Opice Blum. "Esse número é até pequeno; se houvesse conscientização maior dos riscos que há na internet, ele subiria para 90%".

Neste mês, o site Tudo Sobre Todos causou polêmica ao vender dados de pessoas que moram no Brasil -como nome completo, endereço e idade. Mas, para especialistas, o uso errado das redes sociais pode ser tão perigoso quanto o site no que diz respeito à proteção das informações.

Entre os pesquisados, 19,1% também disseram que são responsáveis por menores que acessam à internet. Destes, 85,1% afirmaram que o uso é controlado, geralmente com a presença de um responsável. Outros escolheram aplicativos que monitoram o uso.

Últimas notícias