Comportamento

Usuários do Instagram se reúnem no Recife pra difundir cultura da gentileza

Batizado de Instameet, evento reuniu usuários e representantes da rede social na Universidade Católica de Pernambuco

Rafael Santos
Cadastrado por
Rafael Santos
Publicado em 25/03/2017 às 14:40
Rafael Santos/JC
Batizado de Instameet, evento reuniu usuários e representantes da rede social na Universidade Católica de Pernambuco - FOTO: Rafael Santos/JC
Leitura:

É possível ficar online mesmo estando fora da grande rede? Se depender dos Instagrammers que se reuniram, neste sábado (25), em evento realizado em todo o mundo, a reposta é sim. A 15ª edição do Worldwide InstaMeet trouxe como tema a gentileza e no Recife o encontro aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.

A proposta é promover a interação real entre os usuários do Instagram, numa celebração que vai muito além das curtidas e comentários. “Além de reunir quem curte o Instagram para falar de fotos e trocar ideias, como o tema desta edição é gentileza, a gente está trocando roupas por lanchinhos”, explica Dante Olivier, ativista LGBT que usou a rede social para registrar todo seu processo de transição de gênero.

Todas as doações serão revertidas para pessoas trans que estão iniciando a sua transição ou em situação de vulnerabilidade social. “A ideia é de uma comunidade de apoio. A gente hoje está aqui para comemorar e espalhar a gentileza, assim como Dante fez. Muitas pessoas buscaram apoio nele, no exemplo fantástico de alguém que fez uma transição recente e documentou tudo no Instagram”, diz Ines Schinazi, editora do Instagram Brasil, líder na área de curadoria e storytelling de projetos especiais.


INSTAGRAMMERS E INSTAMEETS

Os Instagrammers são membros ativos do Instagram que, além de fotos e vídeos, compartilham também boas histórias e por meio dos InstaMeets se reúnem para encontros reais, onde diversas histórias são conhecidas. Além disso, é uma forma que os membros encontram para ajudar a comunidade onde vivem.

O primeiro encontro “offline” no Recife foi realizado em 2014 e liderado por Alcimar Veríssimo, militar do exército que esteve presente na 15ª edição. “O maior valor é a amizade. Aos poucos a gente vai conhecendo as pessoas e trocando experiência. Como é um evento aberto, você produz algo que ajuda todo mundo”, conta Alcimar.

Últimas notícias