Tecnologia

Android 8.0 Oreo chega com suporte para rodar 2 apps ao mesmo tempo

Nova versão do sistema operacional do Google foi lançada na tarde desta segunda-feira (21) em Nova York, enquanto as pessoas acompanhavam o eclipse solar

Vagner Santos
Cadastrado por
Vagner Santos
Publicado em 21/08/2017 às 16:55
Foto: Divulgação
Nova versão do sistema operacional do Google foi lançada na tarde desta segunda-feira (21) em Nova York, enquanto as pessoas acompanhavam o eclipse solar - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A Google lançou, na tarde desta segunda-feira (21), o Android 8.0 Oreo, nova versão para o sistema operacional de código aberto Android, presente em smartphones, tablets e televisores inteligentes. O lançamento aconteceu em Nova York, no mesmo momento em que as pessoas acompanhavam o eclipse solar na cidade.

O Android Oreo foi apresentado ao público pela primeira vez no Google I/O, conferência que a empresa de tecnologia realizou em maio. Entre as novidades, está a possibilidade de o usuário executar dois aplicativos ao mesmo tempo, por meio da função PIP (Picture-in-Picture). Isso vai possibilitar, por exemplo, que o usuário atenda uma chamada de vídeo no WhatsApp e ainda assim continue checando as redes sociais ou mesmo as cotações dele na bolsa.

AndroidOreo2

Tem também um sistema de segurança chamado “Google Play Protect”, que vai analisar as reais intenções de um aplicativo baixado e, se for detectado que se trata de um programa malicioso, será removido da Google Play. A nova função deve dar mais segurança aos usuários do Android.

Smartphones mais básicos, com pouco poder de processamento e memória interna, serão melhores atendidos com a solução “Android Go”, um recurso que vai otimizar a memória interna dos aparelhos para que novos arquivos sejam suportados. A ideia é que aplicativos sejam reformulados para ficarem mais leves e oferecidos em uma nova versão da Google Play Store, a loja de aplicativos do Android.

O consumo de bateria por aplicativos que rodam em segundo plano (sem a ação do usuário) também vai diminuir, graças às novas otimizações no sistema. Vale lembrar que essa foi uma promessa feita no lançamento anterior do Android.

Se você possui um smartphone Android na versão mais recente (7.1 Nougat), pode ser que receba a atualização para o Android Oreo mais rápido. Isso porque a partir de agora as empresas de drivers, como Qualcomm e MediaTek, poderão trabalhar junto com as fabricantes de celular, como Samsung e Motorola, para adaptar o sistema para cada modelo de aparelho. Antes, a liberação do Android acontecia em ordem, com o Google liberando a nova versão, empresas atualizando os drivers, fabricantes adaptando os celulares e aplicativos para receberem o novo sistema e as operadoras de telefonia distribuindo para os usuários – em caso de smartphones comprados nas lojas delas.

Tradição de nomeação é mantida

O primeiro smartphone Android foi o Donut (rosquinha), lançado em 2009. Como já é de costume, toda nova edição do Android ganhou o nome de algum doce ou guloseima. Dessa vez, a marca de biscoitos “Oreo”, da fabricante Modelez dará nome a nova versão do sistema. Veja abaixo uma lista das evoluções do sistema operacional do Google:

 - 2.1 Eclair (bomba de chocolate)

- 2.2 Froyo (iogurte gelado)

- 2.3 Gingerbread (Pão de Gengibre)

- 3.0 Honeycomb (favo de mel)

- 4.0 Ice Cream Sandwich (Sanduíche de sorvete)

- 4.1 Jelly Bean (Jujuba)

- 4.4 KitKat (marca de chocolates da Nestlé)

- 5.0 Lollipop (pirulito)

- 6.0 Marshmallow

- 7.0 Nougat (família de confeitos que surgiu no sul da Europa)

- 8.0 Oreo (marca de biscoitos da Mondelez)

Últimas notícias