SEMINÁRIO

Oficinas se preparam para o mercado de carros elétricos e híbridos

Palestra vai abordar oportunidade de negócios para os setores de autopeças e serviços

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 13/05/2017 às 10:29
Divulgação
Palestra vai abordar oportunidade de negócios para os setores de autopeças e serviços - FOTO: Divulgação
Leitura:

O Brasil tem atualmente uma frota de 2.500 veículos híbridos e elétricos. É muito pouco, ainda mais considerando que as vendas do chamado “carro verde” começaram no País em 2010. Mas ninguém duvida que a propulsão com energia elétrica é o futuro da indústria automotiva. E esse futuro está chegando rápido. Como ficam os setores de serviços e de autopeças dentro desse novo cenário? Para apresentar as tendências e as tecnologias dos carros híbridos e elétricos, o Sebrae Pernambuco – em parceria como o Senac-PE e o Sincopeças (sindicato do comércio de autopeças do Estado) – vão promover na terça-feira (23) um seminário sobre o tema reunindo comerciantes, técnicos e o público interessado na questão. O encontro acontece na unidade do Senac, do Espinheiro, no Recife, às 19h00. A inscrição custa R$ 30.

A palestra será do consultor automotivo Alexandre Costa, diretor da Alpha Consultoria. Além de apresentar novidades da tecnologia híbrida e elétrica, o consultor vai mostrar o futuro das oficinas e do comércio. “Carro elétrico não troca óleo, não tem correia dentada e nem filtros. Mas tem uma manutenção específica que vai necessitar especialização”, diz o consultor. O governo federal vai implantar a partir do próximo ano um novo programa de incentivos para a indústria automotiva. Batizado de Rota 2030, o programa foi acertado entre o governo e fabricantes de automóveis e vai guiar os rumos da indústria nacional na próxima década. O programa busca principalmente a eficiência energética dos veículos, independente do tipo de motor ou potência. “Sem dúvida, os híbridos e elétricos terão destaque nesse documento, tanto que a Toyota já está cogitando produzir no Brasil o Prius”, diz Alexandre Costa.

ELÉTRICOS

O Prius atualmente vendido no Brasil é importado e custa a partir de R$ 126.600. Segundo o Inmetro, o Prius tem consumo médio de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Além dele, no Brasil são vendidos o Ford Fusion Hybrid, os BMW i8 e i3 (elétricos) e o Lexus Ct200h e Ct200 h Eco (híbridos).

Últimas notícias