EXPECTATIVA

Veja o que já sabemos sobre o novo Volkswagen Polo

Volkswagen vem divulgando aos poucos informações sobre o novo carro que estará nas lojas só em novembro

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 27/08/2017 às 8:35
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP) - Como numa série de suspense, a Volkswagen segue revelando informações sobe o seu novo carro em capítulos. No início do mês, o fabricante mostrou a nova plataforma – uma espécie de base que é responsável por definições como o espaço interno que o modelo vai oferecer. Depois, permitiu até que os jornalistas dessem uma voltinha com o veículo todo camuflado, equipado com motor 1.0 turbo. Agora, fomos convidados para conhecer os atributos do automóvel em relação à segurança e detalhes de desenvolvimento do design.

Mas a Volkswagen ainda não mostrou o visual completo do veículo e faz questão de esconder principalmente a dianteira e a traseira do novo projeto. “O Polo brasileiro será um pouco diferente do europeu”, justificou José Carlos Pavone, gerente de design da Volkswagen América do Sul. Ele alega que através de uma pesquisa com clientes da marca, foi definido que o consumidor brasileiro espera mais esportividade do carro. “O novo Polo terá uma grade diferenciada, com uma boca um pouco maior”, adiantou Pavone.

VOLKSWAGEN

A conclusão é de que a Volkswagen quer abalar o mercado com um produto novo, totalmente configurado ao gosto do brasileiro, que traz muito dos carros mais sofisticados da marca, como Golf e Passat. Ele promete bater de frente com os líderes de venda do mercado, que atendem pelo nome de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, além do recém lançado Fiat Argo. Para isso, a Volks diz que o Polo vai oferecer economia de combustível, tecnologia, segurança e conforto, além de preço competitivo. Para quem perdeu algum capítulo da “novela” Polo, fizemos um resumo do que já foi divulgado e do que conseguimos apurar.

Ele virá nas configurações Polo (de entrada); a intermediária Comfortline e Highline - a mais luxuosa. Não se falou numa versão esportiva e nem mesmo uma aventureira, que os brasileiros tanto apreciam. Mas estas variações devem ficar para o futuro. A última coisa a ser revelada em um novo carro é o preço. A tabela de valores do Polo só deve ser divulgada em novembro, quando o carro chegar às lojas, embora a apresentação oficial do Polo esteja marcada para o início do próximo mês de setembro. Mas não é segredo que a versão de entrada custará pouco abaixo dos R$ 50 mil, mesma faixa de preços dos principais concorrentes. Confirmados até agora dois tipos de motores. O propulsor 1.0 aspirado vai equipar a versão de entrada. Haverá opção equipada com motor 1.0 turbo, o mesmo que equipa o up! TSi, mas com potência maior. De 115 cavalos no up! ele vai passar para 128 cavalos no Polo. A Volkswagen não confirma, mas deve haver ainda a opção com motor 1.6 aspirado. O câmbio será manual de seis marchas ou automático “de verdade”, e não automatizado.

Divulgação
VW Polo 2018 nas versões que serão lançadas na Europa - Divulgação
Divulgação
VW Polo 2018 GTi com motor 2.0 turbo não foi confirmado para o Brasil - Divulgação
Divulgação
VW Polo 2018 terá no Brasil as versões básica, Comfortline e Highline - Divulgação
Divulgação
Painel do VW Polo 2018 brasileiro não será colorido como é na Europa - Divulgação

O Polo virá com quatro airbags, sendo os dois frontais obrigatórios por lei e mais dois laterais. Os sistemas eletrônicos de estabilidade e tração serão opcionais na versão mais barata e, de série, na versão mais cara. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis estará presente em todas as versões, assim como o top tether, um recurso adicional que segura a cadeirinha do bebê também na parte de cima. Os cintos de segurança dianteiros contarão com um sistema de retenção elétrico que “aperta” o cinto assim que os airbags são disparados. O carro é feito com cinco tipos de aço diferentes, sendo 50% de alta resistência. O Polo foi submetido na fábrica a testes de impacto lateral, frontal e lateral em poste e teve desempenho muito bom, segundo a engenharia da Volkswagen.

Direção elétrica será item de serie, mas o painel digital configurável, semelhante ao utilizado nos carros da Audi, só estará presente nas versões mais caras. A central multimídia ficará no topo do painel, bem na mão do motorista e, abaixo dela, as saídas do ar-condicionado. O Polo terá vários recursos de conectividade e vai contar com fiação em fibra ótica para aumentar a velocidade de comunicação entre os 10 módulos eletrônicos que vão gerenciar desde o funcionamento do motor até a parte de entretenimento. Ar-condicionado digital só na versão mais cara. Faróis de LED serão opcionais.

Esqueça o painel colorido, da mesma cor da carroceria, que aparece nas fotos do Polo europeu. O nosso terá interior escurecido. No máximo, uma faixa metalizada na versão Highline e um contraste com cinza escuro. A Volkswagen diz que ainda está desenvolvendo as texturas do acabamento interno, mas o desenho e tamanho das rodas já foram definidos. Serão de liga leve em aros 15, 16 ou 17 polegadas, dependendo da versão.

Últimas notícias