PUBLICIDADE
13
set

Enem: 5 assuntos para revisar em filosofia e sociologia

13 / set
Publicado por Margarida Azevedo às 11:02

Foto Diego Nigro/JC Imagem

Filosofia e sociologia são disciplinas cobradas na prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para 4 de novembro. Além dessas matérias, integram o teste assuntos de história e geografia.

A menos de dois meses para o exame, é hora de revisar os principais conteúdos. A SAS, uma plataforma nacional de educação, fez um levantamento dos assuntos que mais apareceram no Enem nos últimos 9 anos, ou seja, desde 2009, quando a avaliação passou a substituir os vestibulares da maioria das instituições públicas de ensino superior do País.

Com a nota do Enem, os estudantes podem concorrer a vagas de graduações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições ocorrem duas vezes ao ano, em janeiro e junho.

De Pernambuco integram o Sisu as federais UFPE, UFRPE e Univasf e a estadual UPE. Também os institutos IFPE e IF do Sertão.

Filosofia

1 – Ética e justiça

Com 21% de incidência ao longo dos últimos anos de Enem, a temática de ética e justiça é destaque dentro da disciplina de Filosofia. A sugestão é revisar o pensamento filosófico de autores como Aristóteles, Spinoza, Platão e Santo Agostinho.

2 – Natureza do conhecimento

Também chamado de epistemologia ou gnosiologia, o estudo do conhecimento aparece em 2º lugar na lista dos assuntos mais recorrentes. É importante focar os estudos em racionalismo e empirismo, escolas de pensamento que buscam explicar a origem do conhecimento humano.

3 – Democracia e cidadania

Reveja os conceitos de liberdade e autoritarismo.

4 – Filosofia contemporânea

Vale estudar o niilismo de Nietschzie

5 – Filosofia moderna

Para dominar a filosofia moderna, é preciso conhecer o trabalho e a importância dos pensadores mais relevantes do período, como Immanuel Kant e René Descartes.

Sociologia

1 – Mundo do trabalho

A temática cobra assuntos como precarização do trabalho; fordismo; taylorismo; escravidão contemporânea; flexibilização de leis trabalhistas; globalização; capitalismo e relação entre trabalho e cidadania.

2 – Ideologia

O universo da ideologia costuma cobrar correntes teóricas, políticas e econômicas a partir de autores clássicos do pensamento social, como Karl Marx e Max Weber. Além disso, é importante ter em mente a relação entre ideologia e direitos humanos, além dos processos históricos que envolvem essa temática.

3 – Cidadania

O foco aqui é trabalhar direitos civis, políticos e sociais; violência e discriminação; democracia e movimentos sociais.

4 – Meios de comunicação, tecnologia e cultura

O Enem costuma provocar nos alunos reflexões sobre o impacto da tecnologia na socialização e hábitos de consumo e a relação entre publicidade e violência simbólica.

5 – Cultura e indústria cultural

Definições antropológicas, teoria crítica e mercado de bens culturais, patrimônio cultural e identidade são os principais assuntos que permeiam o tema da cultura.

 


Veja também