PUBLICIDADE
16
jan

Como recuperar a senha do Enem

16 / jan
Publicado por Margarida Azevedo às 13:00

Nesta sexta-feira (16), os 3,9 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 poderão consultar suas notas nas quatro provas objetivas e na redação. O resultado estará disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O Inep, responsável pelo exame, ainda não informou o horário em que a consulta será liberada.

Para acessar os resultados, é necessário informar CPF e senha. Caso o candidato não lembre da senha, a recomendação é recuperá-la já nesta quinta-feira. Veja o passo que o órgão preparou explicando como conseguir isso. O Blog do Fera testou. É realmente fácil obter uma nova senha.

Veja vídeo feito pelo Inep

O sistema permite também a troca do e-mail, caso o participante não tenha mais acesso ao e-mail que informou ao se inscrever no Enem.

Passo a passo para recuperar a senha

* Acesse a Página do Participante no endereço enem.inep.gov.br ou no seu aplicativo Enem.
* Responda ao desafio de segurança proposto pela Nanda, a personagem digital. O desafio é importante para evitar o acesso de robôs.
* Informe o seu CPF na Página do Participante e, em seguida, insira a senha. Caso você não se lembre da senha registrada na inscrição, clique no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento.
* O sistema vai pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição.

Orientações para quem não tem acesso ao e-mail cadastrado

Se o participante optar por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Caso não encontre, vale olhar na caixa de spam. Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser apenas trocar o endereço do correio eletrônico é só seguir as orientações.

O participante deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail.

O Inep vai enviar a senha para o novo e-mail e o participante poderá acompanhar suas notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos.


Veja também