24
jun

Garrafas recicladas viram roupas para surfistas

24 / jun
Publicado por Alexandre Gondim às 18:36


100 milhões de garrafas foram reaproveitadas para a confecção de boardshorts, jaquetas e outras peças da nova coleção da Quiksilver

Desde o início do programa, em 2012, cerca de 3.500 toneladas de plástico foram utilizadas na confecção de boardshorts, jaquetas e outras peças da coleção da marca. O poliéster reciclado dá uma segunda vida ao plástico utilizado e reduz significativamente o impacto na produção de um produto.

A produção de poliéster reciclado consome menos 45% de energia e 20% de água do que a produção do poliéster nunca antes usado. No geral, o tecido reciclado produz um terço a menos de gases de efeito estufa do que o poliéster convencional.

As 100 milhões de garrafas recicladas através do programa Quiksilver x Repreve economizam cerca de 9 milhões de litros de água potável e proporcionam o consumo anual de energia referente a cerca de 1.000 residências. Cada boardshort confeccionado contém cerca de 10 garrafas recicladas.

Feito a partir de combustíveis fósseis, o plástico é uma matéria-prima encontrada facilmente todos os dias. Apenas 10% de todo plástico produzido em todo mundo é atualmente reciclado, o restante, acaba em um aterro ou, pior, no oceano. Hoje, uma grande quantidade de plástico ameaça a vida marinha e o meio ambiente em todo o mundo.

“Estamos muito felizes em contribuir com a proteção de algo que realmente nos importamos, o oceano. Como surfistas, precisamos pensar no futuro, para que nossos netos possam desfrutar o mar que tanto amamos. Reciclar resíduos de plástico em algo que é útil para nós é uma ação muito importante”, comentou Garry Wall, Gerente Geral Global da Quiksilver.

O programa desenvolvido junto com a Repreve inicia o processo de reciclagem transformando garrafas plásticas usadas em flocos de plástico, que são convertidos em partículas. Elas são convertidas em fios com a mesma qualidade que o poliéster convencional. Em média, uma bermuda produzida com este fio, contém cerca de 11 garrafas recicladas. Atualmente, cerca de 50% dessa categoria consiste em produtos da marca da fibra. Nos próximos anos, a marca está comprometida em usar 100% do fio em todos boardshorts desenvolvidos por ela.

“Reciclar é uma coisa, reduzir é outra”, afirmou Wall. “100 milhões de garrafas são um marco, estamos agora trabalhando em uma estratégia refinada para combater o desperdício de plástico por meio de produtos e ações inovadoras. Ainda há muitas áreas em que precisamos melhorar e esperamos trazer essa conscientização para todas as áreas do nosso negócio”. É uma responsabilidade que todo nosso mercado precisa tomar”, completou Wall.

Nas fotos de divulgação fornecidas pela Quiksilver o surfista paulista Wiggolly Dantas apresenta o produto.


Veja também