30
jul

É o surfe nos Jogos Pan-Americanos de Lima !

30 / jul
Publicado por Alexandre Gondim às 20:25

Karol Ribeiro. Foto: COB

O surfe fez a sua estreia histórica nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, nesta segunda-feira, 29/7, e hoje, o segundo dia de disputas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, reservou derrotas para o Brasil nas ondas de Punta Rocas, localizada a pouco menos de uma hora de Lima.

No torneio de shortboard, as pranchinhas, Robson Santos acabou superando pelo surfista de El- Salvador Bryan Perez na segunda fase. Já Karol Ribeiro foi surpreendida pela mexicana Shelby Detmers. As baterias estão acontecendo na praia de Punta Rocas e vão até este domingo, 4/8.

 

Robson Santos. Foto: COB

Robson Santos volta ao mar de Ponta Rocas nesta quarta-feira, 31/7, às 9h40, para tentar permanência no torneio. Ele disputa repescagem contra o argentino Santiago Muñiz. Karol também vai ter oportunidade de voltar à disputa nesta quarta. Às 10h30 ela enfrenta a chilena Jessica Anderson por vaga na terceira fase.

Na estreia Robson Santos, venceu o equatoriano Israel Barona com 14,5 pontos de 20 possíveis e Karol Ribeiro superou a panamenha Enilda Alonso, numa decisão apertada por 8,90 a 8,77.

Karol Ribeiro. Foto: COB

“Sempre bate o nervosismo, mas o importante é manter a calma, fazer o que a gente treinou. Só entrar na água e surfar, esquecer o que tem em volta. A partir disso, as coisas fluem melhor”, disse Karol que também falou da vitória no primeiro round. “Estou muito feliz em estar aqui, na estreia do surfe. Não consegui surfar 100% ainda, mas na próxima vou me soltar mais”, disse a surfista.

Considerada uma das promessas do surfe feminino, Karol Ribeiro tem 20 anos, é de Cabo Frio, vice-campeã latino-americana e se profissionalizou no início de 2017. Sem muito apoio para competir, a cabo-friense teve que criar uma “vaquinha online” para levantar fundos para bancar as viagens.

 

Karol Ribeiro. Foto: COB

“- A carreira profissional é muito cara. Tenho patrocinadores que me ajudam bastante, mas para competir as etapas do circuito mundial e brasileiro ainda fica puxado. Fico muito orgulhosa de ser a primeira a estar representando o nosso país na estreia do surfe no pan-americano. Vai ser uma experiência única que vou levar para o resto da minha vida. Vou dar o meu melhor “. Garantiu Karol.

Já Robson falou: “Consegui competir bem, consegui me sair bem e agora vamos para cima. Me deu confiança”. Ele tem 32 anos e é natural de São Sebastião(SP), a mesma cidade onde surgiu um dos maiores talentos da história do surfe: Gabriel Medina.

Robson Santos. Foto: COB

No longboard, Chloé Calmon liderou sua chave e venceu a sua bateria na disputa feminina ao garantir 13.07. Ela superou a norte-americana Tiare Thompson, que ficou em segundo 11.17, e a venezuelana Marianna Bermudez, terceira, com 0.50. Enquanto Wenderson Biludo ficou em segundo na dele. Ambos voltam ao mar de Punta Rocas pela segunda rodada na próxima quarta.

Quem também entrou no mar hoje foi os campeões mundiais, Luiz Diniz e Nicole Pacelli competem na categoria Stand Up Paddle Wave.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil – COB, Paulo Wanderley, acompanhou as disputas do surfe pessoalmente em Punta Rocas, junto com o presidente da CBSurf, Adalvo Argolo, e conheceu de perto toda a estrutura da competição e as instalações do Time Brasil no local.

Karol Ribeiro. Foto: COB

O Time Brasil também conta com Lena Ribeiro e Vinnicius Martins no SUP Race. Vale lembrar que o surf fará a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. No Pan, estão previstos sete dias de disputas, até o dia 4 de agosto.

Quatro modalidades estarão na disputa: Surfe, Longboard, SUP RACE e SUP Wave, que serão representados por oito atletas:
SUP RACE : Lena Guimarães e Vinnicius Martins
SUP SURF: Nicole Pacelli e Luiz Diniz
SURFE: Karol Ribeiro e Robson Santos
LONGBOARD: Chloe Calmon e Wenderson Conceição

 

Time Brasil com presidentes do COB, Paulo Wanderley Teixeira e da CBSurf, Adalvo Argolo. Foto: CBSurf

Acompanhe o surfe nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 aqui, no BLOG DO SURFE !!!!!!

Imagens: Olas Peru


Veja também