29
jan

Surfistas de Fernando de Noronha disputam mundial

29 / jan
Publicado por Alexandre Gondim às 16:25

Patrick Tamberg. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe

Os surfistas de Fernando de Noronha estarão representados no Oi Hang Loose Pro Contest, a etapa do Mundial de Surfe que será realizada no arquipélago, de 11 a 16 de fevereiro. Três competidores já estão confirmados no evento e outros dois serão selecionados pela Associação de Surf de Fernando de Noronha -ASFN.

O principal nome e também o mais experiente dos representantes locais é Patrick Tamberg, que assegurou a vaga por ser o número 1 do Circuito de Noronha.
Brayner Silva, terceiro do ranking competirá no lugar de Buday Santos, que sofreu uma lesão.

Outro nome é de outro competidor muito experiente e referência na ilha, Caia Souza, convidado da Hang Loose.

“Definimos o Patrick e o Brayner pelo nosso Circuito e faremos uma seletiva nos dias 8 e 9 para definir mais dois atletas, que terão inscrições e taxas pagas pela Associação”, informa o presidente da ASFN, Marlos Santos do Amarante, e adiante que Buday já tem sua vaga garantida para a edição de 2021.

 

A praia da Cacimba do Padre. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe

“O Oi Hang Loose Pro Contest é muito bom e importante para a ilha, para a nossa comunidade, porque movimenta a economia, traz turistas diferentes e atletas do Mundo todo, com quem conseguimos compartilhar as nossas ondas. Com o campeonato, mostramos ainda mais as belezas e qualidades de Noronha”, afirma Marlos.

No ano passado, no retorno do evento à Ilha, foram nove surfistas locais. Além de Patrick, Brayner, que chegaram até o round 3, e Caia, competiram Cuca Souza, Buday Santos, Netinho Silva, Nino Noronha, Arthur Lourenço e Luizinho Miranda.

Gabriel Medina. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe

Patrick protagonizou um dos grandes momentos logo no segundo dia do campeonato ao surfar na mesma bateria do bicampeão mundial Gabriel Medina. Começo liderando com a torcida se dividiu entre o os dois atletas, um ídolo nacional e outro local. Os dois avançaram. Tamberg já competiu no QS cinco vezes e além do nono em 2009 foi 17º colocado no ano seguinte, 49º em 2011 e 73º em 2012.

Realizada pela 15ª vez na Ilha, a competição na Praia da Cacimba do Padre abre a temporada do Circuito Mundial Qualifying Series (QS) na América Latina, com status 5000 e já conta com atletas de 18 países inscritos.  O BLOG DO SURFE estará lá ! Acompanhe.

Este ano o cartaz do evento privilegia a dupla pernambucana Ian Gouveia e Clemente Coutinho, surfista e fotógrafos de alta categoria na onda do Bode

 

 

 


Veja também