22
ago

Uma programação para começar a se despedir do mês de agosto

22 / ago
Publicado por Betânia Santana às 15:15

Foto: Compaz/ Divulgação

Agosto está quase acabando. O próximo fim de semana ele já divide com setembro. Para começar a se despedir do mês que, por ingratidão, algumas pessoas consideram meio amargo, tem opções das mais doces às mais enérgicas, passando pelas criativas e por aquelas que fazem pensar.  E por falar nisso, vai dar pra pensar um bocado no meio ambiente com a mostra de curtas e longas que começa no domingo (25) e se estende até o sábado da outra semana, o 31. Antes disso, tem contação de histórias na livraria e no parque, tem teatro, festival de jogos de salão, duas estreias no cinema e mais uma sessão especial com o Menino Maluquinho. É só escolher a programação e chamar a família para passear.

Fotos: Compaz/ Divulgação

SEX/ 23 – PIQUENIQUE LITERÁRIO NO COMPAZ

Que baita incentivo à leitura! Nesta sexta, às 10h, a criançada participa de contação de história ao ar livre no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. E, de quebram ainda pode levar um livro pra casa. O Piquenique Literário e Pegue e Leve são abertas ao público, e acontecem debaixo da árvore, sentado na grama. A equipe de arte educadores do espaço vai juntar a garotada para ler e teatralizar a história do livro Joana Joaninha, de Francisco Gilson. No mesmo dia também vai ter o “Pegue Leve”, ação através da qual 100 livros serão disponibilizados para as pessoas pegarem e levarem de graça pra casa.

O Piquenique Literário vai começar com todos em pé dando as mãos, de forma desordenada. O desafio vai ser formar um círculo aberto sem soltá-las. Em seguida, contação de história. Na dinâmica “Mostre seu talento” os participantes vão ao centro do círculo mostrar uma habilidade.

Já no “Eu, você, nós artistas” será o momento de produção artística entre adultos e crianças, onde em um varal (amarrado nas árvores) estarão folhas de papel e cada adulto irá auxiliar as crianças a reproduzir a paisagem externa. A atividade termina quando cada grupo apresentar o seu desenho.



Foto: Divulgação

DOM/25 – DOMINGUEIRA DE HISTÓRIA NA LIVRARIA CULTURA

Voluntários da Associação Viva e Deixe Viver se juntam no domingo (25) para contar histórias a partir das 16h, na Livraria Cultura do RioMar, na Zona Sul do Recife. Eles, que já apresentam narrativas a pacientes e acompanhantes de cinco hospitais do Recife integram também o projeto Domngueira de Histórias, que este ano chega a sua terceira edição O encontro dura, em média, uma hora e meia e os temas são variados. Outras duas edições estão marcadas para acontecer este ano, sempre no último domingo do mês: nos dias 29 de setembro e 27 de outubro. O objetivo, segundo os organizadores, é incentivar a leitura e o brincar e difundir as ações de humanização da saúde.

A Viva e Deixe Viver, cuja sede é em São Paulo, tem 65 voluntários no Recife. Eles atuam na  Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Instituto de Medicina Integral Professor Ferando Figueira (Imip), e nos Hospitais Helena Moura, Maria Lucinda e Oswaldo Cruz. A Viva e Deixe Viver está no Recife desde 2003.


Foto: Divulgação

SEX/23 e SÁB/24 – HISTÓRIAS MAL-ASSOMBRADAS NO MUSEU

Se você é daquelas crianças já grandinhas e que não tem medo de assombração, essa programação foi feita pra você. Já ouviu falar na mulher emparedada da Rua Nova, na loira de Santo Amaro, na menina do algodão, ou no  acendedor de lampião da Ponte D’Uchoa? Se quiser saber mais sobre essas histórias e outras lendas urbanas você não pode deixar de ir ao Museu da Cidade do Recife nesta sexta-feira (23) e sábado (24). Para celebrar a Semana da Arte da Tradição-Folclore, a “Vivaz Cia. de Artes” e “O Recife Assombrado” promovem  apresentação teatral, performance, vendas de livros e bate-papo com escritores.  As atividades são gratuitas e contam com o apoio do Museu da Cidade.

O evento será aberto na sexta-feira (23), com o espetáculo Assombros. O cenário, uma casa do interior, numa noite fria e silenciosa, onde dois irmãos dividem lembranças de lendas e causos medonhos. No sábado (24), a programação começa às 15h30, com a roda de conversa com o jornalista, escritor e roteirista Roberto Beltrão; e com o também escritor, roteirista e um criadores do site O Recife Assombrado, André Balaio. Haverá performance de contos assombrados com Paulo André Viana. A idade sugerida do evento é a partir dos 12 anos.

O Museu da Cidade do Recife fica no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José


Foto: Costa Neto/ Secult-PE

SÁB/24 E DOM/25 – TENGO LENGO TENGO NO CAIS DO SERTÃO

Com intensa programação, que inclui lançamento de livro, Reisado de Inhanhum e roda de sanfona, o projeto Tengo Lengo Tengo começa sua despedida do Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife Antigo. No último fim de semana da exposição – que celebra os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e do Padre João Câncio, fundadores da Missa do Vaqueiro de Serrita – os visitantes também podem curtir os eventos gratuitos da programação paralela na Domingueira Sertaneja. A mostra segue até o próximo dia 27.

Confira a programação:

Sábado (24)

– 17h – lançamento do livro Doce Pernambuco, escrito pelo antropólogo Raul Lody, com edição da Cepe.

Domingo (25)

– 14h45 – Reisado de Inhanhum, eleito em 2017 como um dos seis Patrimônios Vivos de Pernambuco

Terça-feira (27)

– 15h – Roda de Sanfona com o cantor, compositor e acordeonista Manoelzinho do Acordeon, para celebrar o Dia Nacional do Vaqueiro.


Foto: PCR/ Divulgação

SÁB/ 24 – HOMENAGEM A NASCIMENTO DO PASSO

O Mestre Nascimento do Passo, responsável por difundir nacionalmente a dança do frevo, será homenageado neste sábado(24) com um solo de dança no Paço do Frevo, Bairro do Recife. “O Diário de um Passista” reúne as experiências do passista Gil Silva, como discípulo do mestre, e integra a programação regular Sábado no Paço, sempre a partir das 16h. A entrada é gratuita.


Foto: Divulgação

DOM/25 a SÁB/31 – MOSTRA AMBIENTAL DO RECIFE COMEÇA NO JARDIM BOTÂNICO

Uma semana para refletir sobre o meio ambiente através da exibição de 30 filmes, entre curtas e longa-metragens. A quarta edição da Mostra Ambiental do Recife (Maré) será aberta no domingo (25), no Jardim Botânico, no Curado, Zona Oeste da cidade, e segue até o dia 31. Todas as sessões são gratuitas. Outras apresentações acontecerão durante a semana no Econúcleo Jaqueira, Escola Municipal José da Costa Porto, Cais do Imperador e Cinema São Luiz. A iniciativa é incentivada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da capital pernambucana.

A mostra será aberta no Jardim Botânico do Recife, às 11h, com sessão infantil dos curtas Fazenda Rosa (PE), Plantae (RJ), O Malabarista (GO), Viagem na chuva (GO) no auditório. Às 14h, os visitantes participam de Sessão Ambiental com temática Povos & Territórios, Maré (BA), Fantasia de índio (PE), A era de Lareokotô (PE). Os filmes serão exibidos no auditório com capacidade para 50 pessoas.

Confira a programação no Jardim Botânico do Recife

11h – Sessão Infantil (43min)

Fazenda Rosa (PE, 2018, 9’), de Chia Beloto

Sinopse: Sinopse: Erasto Vasconcelos, o poeta da percepção da vida, de como ela é tão bem usada em nosso planeta, faz eco dos bichos do dia e da noite, dos peixes do rio, dos pássaros, dos bichos do mangue, das árvores e suas frutas, do que se planta para comer, das personagens que nos cantam e das cantigas de roda.

Plantae (RJ, 2017, 10’), de Guilherme Gehr

Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta amazônica, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação dos humanos aos demais seres da Terra.

O Malabarista (GO, 2018, 11’), de Iuri Moreno

Sinopse: Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.

Viagem na chuva (GO, 2014, 13’), de Wesley Rodrigues

Sinopse: A chuva, assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando os dois se vão, ficam as lembranças.

14h – Sessão Ambiental: Povos & Territórios (1h)

Maré (BA, 2018, doc, 22’), de Amaranta César

Sinopse: O movimento da maré: várias gerações de mulheres quilombolas entre o impulso de partir e a vontade de ficar, entre a incerteza do futuro e a força da ancestralidade.

Fantasia de índio (PE, 2017, doc, 18’), de Manuela Andrade

Sinopse: Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas atrás meu tio materno foi ao encontro dos xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa busca.

A era de Lareokotô (PE, 2019, doc, 20’), de Rita Carelli

Sinopse: Copa do Mundo, roça, ritual. Em meio a um dia intenso – e comum – na aldeia do povo indígena Enawenê-Nawê, no Mato Grosso, Kularenê nos conta como, ao saírem de dentro da mesma pedra, índios e brancos tomaram rumos distintos: os primeiros guiados por Wadari, seu ancestral, e os outros por Lareokotô, avô dos brancos e pai da tecnologia.


Foto: Divulgação

SEX/23 a DOM/25 – FESTIVAL DE JOGOS DE SALÃO

Um Festival de Jogos de Salão acontece até sexta-feira (25) na praça de eventos do Shopping Guararapes, em Jaboatão. Das 9h às 22h será possível jogar e conhecer modalidades como xadrez, damas, dominó, buraco, futebol de botão, sinuca, totó e uno. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades. No fim de semana, haverá torneios e novos participantes poderão competir com jogadores mais experientes. No sábado (24), a partir das 14h, serão realizadas as competições de damas (máximo de 20 jogadores), sinuca (máximo de 16 jogadores), futebol de botão (até 16 jogadores), dominó (até 16 duplas) e buraco (máximo de 16 duplas). No domingo (25), a partir das 13h, será a vez da disputa de xadrez (até 20 jogadores) e totó (máximo de 16 jogadores). As inscrições para os torneios serão feitas no local do evento.

Fotos: Lu Rocha/ SEMAS-PE

SÁB/ 24 E DOM/ 25 – ANIMAIS DE PERTINHO NO ZOO

Quem for ao Parque de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, neste fim de semana terá uma grata surpresa. No sábado (24), haverá enriquecimento alimentar com Gatos-mouriscos e Jaguatirica, além da Anta. No domingo (25), será a vez das Sussuaranas e da Onça-preta participarem da ação focada no bem-estar dos animais. Tudo será acompanhado por monitores que explicam a prática para o público.

Confira a programação para não perder a hora certa:

Sábado (24/08)

– 10h30 – Enriquecimento com a Anta

– 15h30 – Enriquecimento com os gatos-mouriscos e a jaguatirica

Domingo (25/08)

– 15h30 – Enriquecimento com os grandes felinos: Onça-preta e Sussuaranas

Outra atração que promete muito aprendizado é a exposição “Mundo dos Répteis”, que mostra as curiosidades de 25 serpentes de 14 espécies, dois lagartos e uma cobra-de-duas-cabeças. Uma das serpentes que chama a atenção na exposição é a Piton-reticulada (Python reticulatus), considerada a maior espécie do mundo e que pode medir até 11 metros, ou seja, o equivalente a um prédio de quatro andares!!!! As crianças amam.

O ingresso para o parque custa R$ 2 por pessoa. Já para a Exposição “Mundo dos Répteis”, os ingressos custam R$ 3 e são vendidos na entrada da exposição, separadamente do ingresso do Parque. Visitantes com mais de 60 anos, crianças até um metro de altura e pessoas com deficiência e seus acompanhantes não pagam para entrar nas duas atrações.


SÁB/24 e DOM/25 – OFICINAS, TRILHAS E HISTÓRIAS

O Jardim Botânico, no Curado, Zona Oeste do Recife, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte da cidade, oferecem programação variada e gratuita durante o fim de semana. Haverá caminhadas ecológicas, oficinas de pintura e teatro, contação de histórias e meditação.

Quem for ao Jardim no sábado (24) poderá participar de uma oficina de pintura. A atividade “Pintando com a natureza” levará os visitantes a soltar a imaginação através de temáticas sustentáveis como o reuso de materiais e a preservação ambiental. Será às 14h30  para gente de todas as idades. No domingo (25), a proposta é começar a semana de forma saudável. A caminhada ecológica “Sons e movimentos da mata”, que começa às 9h, vai estabelecer uma conexão com a natureza através dos sons do ambiente.

Se a escolha for pelo Econúcleo Jaqueira, voluntários do projeto Quebrando o Silêncio fazem à tarde uma apresentação  para crianças e adolescentes. Usando fantoches, a atividade vão alertar para o abuso infantil. Será a partir das 15h30. A iniciativa acontece em várias cidades do Brasil. No domingo (25), às 10h, vai rolar trilha cega seguida de oficina teatral. Na caminhada, os participantes estarão vendados e descalços e no percurso vão conhecer mais sobre a fauna e flora do local.

Confira a programação completa deste fim de semana nos Econúcleos:

Jardim Botânico, Sábado (24)

13h30 – Vozes do Meio: Sarau Ambiental

14h30 – Oficina de arte “pintando com a natureza”

15h30 – Oficina de Paródia Ambiental

Domingo (25)

09h – Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata

10h – Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

11h – Oficina de mudas: bombinhas de sementes

13h30 – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

14h30 – Contação de história: Cumadre Fulozinha

 

Econúcleo Jaqueira, Sábado (24)

11h – O Meio que se conta: contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé  de Pano”

14h – Historias Cantaroladas

15h30 – Apresentação de fantoches “Diga não ao abuso infantil”

16h – Jogo da Memória Ambiental

Domingo (25)

09h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

14h – Jogo da Memória Ambiental

15h – Oficina de Teatro

10h – Trilha Ambiental Sensorial (trilha cega) + oficina de teatro

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o Barco”

16h – Dom em: Recife Frio

 

Foto: Adriana Marchiori/Divulgação

SÁB/24 e DOM/25 – ESPETÁCULO SOBRE A LINGUAGEM DOS BEBÊS

O projeto Pintando o 7 encerra a terceira temporada na Caixa Cultural, no Bairro do Recife, este fim de semana. A Companhia Caixa do Elefante (Rio Grande do Sul) encena Cuco, a linguagem dos bebês no teatro. Inspirado na primeira infância, o espetáculo, que acontece no sábado, às 16h, e no domingos, às 11h, tem uma hora de duração e propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonistas e centro do processo de criação, mesmo na condição de espectadores junto aos seus pais.  Indicado para crianças com até 3 anos.

O projeto Pintando o 7 é uma realização da {Fervo} Projetos Culturais, sob a curadoria de Iris Macedo, e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Os espetáculos são de classificação livre e têm preços acessíveis e fixos de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia), à venda na bilheteria da Caixa Cultural  a partir da sextas-feira.


Foto: Divulgação

DOM/25 – PINÓQUIO E O PALHAÇO CHOCOLATE

O musical Pinóquio, uma das mais encantadoras histórias do universo infantil, será apresentada domingo (25), às 10h, no Teatro Boa Vista. No espetáculo, Gepeto, um velhinho simpático e bondoso, deseja que um de seus bonecos possa andar e falar como gente. Então, a fada azul resolve realizar o sonho do carpinteiro Gepeto e faz com que o boneco de madeira ganhe vida. Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) e estão à venda na bilheteira do teatro: (81) 2129-5961. O teatro fica na Rua Dom Bosco, Centro do Recife, ao lado do Colégio Salesiano.

Foto: divulgação

O MENINO MALUQUINHO, O FILME (Sessão especial)

Gênero: Ficção
Classificação: Livre

O filme é baseado na obra do cartunista Ziraldo. No final dos anos 1960, o Menino Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família que, enquanto aproveita a infância brincando na rua com a turma, observa o mundo que o cerca e aprende a lidar com a vida. Sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho, que o leva para umas divertidas férias no interio de Minas Gerais, onde vive agitadas aventuras com seus amigos e seu primo da roça Tonico.  No Cinema da Fundação/Museu. Às 14h


OS BRINQUEDOS MÁGICOS (ESTREIA)Gênero: Animação
Classificação: Livre

Nathan é um bonequinho de argila feito para a coleção de chá de um tradicional mestre chinês. As obras do Mestre mudam de cor quando o chá quente é despejado sobre elas, seguindo o costume oriental de dispensar o primeiro gole em homenagem a criaturas, mas não é o caso de Nathan. Por ser a única peça que não muda de cor, ele é muito zombado pela turma. Quando aparece uma chance de ir para o futuro e descobrir o mistério de sua mudança de cor, Nathan e um robô saem em busca de respostas. Em cartaz nos cinemas do Riomar, Shopping Patteo, Recife, Boa Vista, Plaza, Tacaruna, Guararapes, Paulista North Way e Camará.


 


Foto: divulgação

VOANDO ALTO

Gênero: Animação
Classificação: a partir de 6 anos

Manou pensava que era uma gaivota, mas descobriu mais tarde ser filho de um casal de andorinhas. No dilema da história, a pequena ave foge de casa enquanto tenta aprender a voar. Mas quando os animais correm perigo de vida devido a uma nova ameaça, só ele será capaz de salvar o dia. Em cartaz nos cinemas do Shopping Recife e Guararapes.


Foto: Divulgação

MEU AMIGO ENZO  

Gênero: Drama
Classificação: 10 anos

Em quase duas horas (uma hora e 49 minutos), um cachorro muito inteligente passa os dias filosofando e aprendendo o que é ser humano a partir das observações que faz sobre a vida de seu dono, o piloto de corridas Denny Swift. Ganhou o nome de Enzo, em homenagem ao criador da Ferrari, Com o passar dos anos, a amizade entre os dois sofre profundas mudanças quando o piloto se apaixona, por Eve (Amanda Seyfried). A película é uma adaptação do livro A arte de correr na chuva, romance de 2008 que se manteve na lista dos mais vendidos, do New York Times, durante 100 semanas. Em cartaz nos cinemas do Shopping Patteo, Recife, Boa Vista, Plaza, Tacaruna, Guararapes e Camará.


O REI LEÃO

Gênero: Aventura
Classificação: 10 anos

Simba é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar faz com que Mufasa, o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida. Em cartaz nos cinemas do Riomar, Shopping Patteo, Recife, Boa Vista, Plaza, Tacaruna, Guararapes, Paulista North Way e Camará.


HOMEM-ARANHA LONGE DE CASA

Gênero: Aventura
Classificação: 10 anos

Peter Parker (Tom Holland) está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Convocado para mais uma missão heróica, ele precisa enfrentar vários vilões que surgem em cidades-símbolo do continente, como Londres, Paris e Veneza, e também a aparição do enigmático Mysterio (Jake Gyllenhaal). Contém cenas de violência. Em cartaz no Riomar.


PETS – A VIDA SECRETA DOS BICHOS 2

Gênero: Animação
Classificação: Livre

A vida de Max e Duke muda bastante quando sua dona tem um filho. De início eles não gostam nem um pouco deste pequeno ser que divide a atenção, mas aos poucos ele os conquista. Não demora muito para que Max se torne superprotetor em relação à criança, o que lhe causa uma coceira constante. Quando toda a família decide sair de Nova Iorque para passar uns dias em uma fazenda, os cachorros enfrentam uma realidade completamente diferente com a qual estão acostumados. Em cartaz no cinema do Shopping Recife. Às 14h15


TOY STORY 4

Gênero: Animação
Classificação: Livre

O filme dura uma hora e 40 minutos. John Lasseter, Josh Cooley. Woody, Buzz, Jesse e toda a turma vivem felizes, agora como brinquedos da pequena Bonnie. Mas a chegada de um garfo transformado em brinquedo, Garfinho, faz com que a calmaria chegue ao fim, justamente porque ele não se aceita como brinquedo. Em cartaz no cinema do Shopping Recife.

 

ATÉ 25 DE AGOSTO – CIRCO MODERNO E TRADICIONAL

Montado na área externa do Shopping Guararapes até o dia 25 de agosto, o circo já passou por outras capitais nordestinas como Fortaleza, Natal e João Pessoa e promete levar muita energia e diversão em 1 hora e 45 minutos de show. A proposta é proporcionar ao público uma viagem pelo mundo do circo, misturando elementos tradicionais com mais modernos. Entre as apresentações que serão feitas estão números acrobáticos, de dança, palhaços, mágicos, ilusionistas, equilibristas, malabaristas, contorcionistas e o globo da morte. As sessões acontecem às 20h das segundas-feiras e às 18h e às 20h de terça-feira a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, sessões às 16h, 18h e 20h.

Preços: Cadeira lateral R$40 inteira e R$20 meia (crianças, idosos e estudante); Cadeira central: R$60 inteira e R$30 meia (crianças, idosos e estudante); Cadeira VIP: R$80 inteira e R$40 meia (crianças, idosos e estudante). *Criança até 02 anos free; ingresso criança é válido até 12 anos; idoso a partir de 60 anos.


ATÉ 30 DE AGOSTO – JOGO INTERATIVO NO CAMARÁ SHOPPING

O Camará Shopping, em Camaragibe, no Grande Recife, está rico em atrações durante as férias de julho. A principal delas é o game Color Pixel, um jogo interativo, para todas as idades, e que mistura sons e cores. Dura entre 15 e 20 minutos e pode ter 20 participantes ao mesmo tempo. Na Praça de Eventos, no Piso L1. Custa R$ 15. Na mesma praça, os pequenos também podem participar da Arena Music Kids, área de recreação para estimular a musicalidade. O valor é R$ 10

Até 30 de agosto, tem o Arraiá dos Infláveis, com touro mecânico, pula-pula e outros brinquedos. Os preços variam de R$ 5 a R$ 35. O arraiá fica no Piso L2. Mas se quiser aproveitar o Game Station basta subir mais um andar. No Piso L3, a novidade é o Jump Station. Nele, é possível trocar de cama elástica com o amigo, passar por obstáculos e ainda se jogar na piscina de espuma..

O centro de compras também oferece duas oficinas. A de slimes, acontece todo dia, no Piso L2, das 16h às 21h. Varia de R$ 20 a R$ 30. A outra oficina é de cupcakes. Às sextas, sábados, domingos e feriados, das 16h às 21h. Dura 40 minutos. O ingresso custa R$ 15 (a dinheiro) e R$ 20 (no cartão).


Veja também