10
maio

Veja dicas para trabalhar em supermercados

10 / maio
Publicado por Bruno Vinícius às 17:00

Funções em supermercados vão desde embalador até gerente. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Funções em supermercados vão desde embalador até gerente. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Trabalhar em supermercado pode ser uma boa oportunidade de crescimento profissional. Apesar da desaceleração do setor, as contratações são corriqueiras. Para conquistar uma vaga, é necessário ter algumas competências, como 2º grau completo, disposição, liderança e gostar de interação com o público.

“Na loja em si, precisamos de pessoas que se identifiquem com o varejo, tenham energia e garra. O trabalho é de domingo a domingo com uma folga na semana. Depois da contratação avaliamos quesitos como liderança. No Extrabom, não exigimos experiência nos cargos iniciais”, explica a gerente de Recursos Humanos da empresa, Sineide Oliveira.

Geralmente, o candidato começa em uma vaga de base. Por exemplo: embalador, caixa, repositor (pessoa que abastece as gôndolas) e balconista. Depois, há oportunidade de crescimento para cargos do tipo encarregado de setor (responsável pela qualidade e metas do setor, seja mercearia, padaria, frios ou hortifruti), subgerente e gerente. O salário acompanha a hierarquia do cargo. Inicialmente, a remuneração é de um salário mínimo (R$ 880,00). Os próprios empreendimentos oferecem treinamento para os funcionários.

“É fácil crescer dentro de um supermercado, por isso que a preferência é por candidatos com 2º grau completo. Muita gente que é gerente hoje em dia começou nas funções de base. As empresas preferem promover quem já está lá dentro”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Supermercado e Similares (Sessepe), Carlos Santana.

Mas a questão é: os supermercados estão contratando? “O setor está se adequando ao cenário de desaceleração, mas não está demitindo em massa. Claro que ocorrem dispensas. A taxa de variação no quadro de funcionários em um ano é de 18% Geralmente isso acontece porque muitos funcionários entram jovens e optam por outra carreira. É corriqueiro ter oportunidades de trabalho em supermercados, comenta o presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e sócio do Arco-Íris, Edvaldo Lira.

Para onde enviar currículos?

Os supermercados recebem currículos por meio dos sites das empresas. O Extrabom, Arco-íris, Walmart possuem este setor.


Veja também