25
nov

Confira as dicas para obter bons resultados em dinâmicas de grupo

25 / nov
Publicado por Davi Souza às 12:05

Foto: Domínio Público

A dinâmica de grupo é uma etapa comum nos processos seletivos das empresas. Entretanto, muitos candidatos a uma vaga de emprego ou estágio não sabem como se portar diante desse tipo de avaliação. “É comum que as pessoas falem demais, para parecerem comunicativas, ou de menos, como uma tentativa de externar um perfil estratégico para a posição”, afirma a especialista em Gestão de Pessoas e Recrutamento Carolina Holanda.

LEIA MAIS: Saiba como evoluir na sua empresa

Além disso, é comum os candidatos não conseguirem interagir da maneira correta na dinâmica, por não saberem administrar as emoções. “Muitas vezes os profissionais não conseguem demonstrar suas experiências na área devido ao nervosismo”, diz Carolina. As dificuldades, em geral, decorrem da falta de conhecimento sobre a empresa da forma de seleção usada por ela.

Esse nervosismo por vezes deixou o social media Lucas Nolasco tenso durante as dinâmicas de grupo em seleções de que participou. “Por não me preparar da forma adequada, estudando a empresa onde eu concorria às vagas, ficava nervoso e não conseguia demonstrar as minhas ideias quando era questionado pelos mediadores. Percebendo isso passei a estudar melhor as empresas que estavam selecionando”, conta.

Para que o candidato tenha um bom desempenho nas dinâmicas de grupo, é essencial saber que atividades a empresa costuma praticar no processo seletivo. Segundo a especialista Carolina Holanda, na maioria das dinâmicas de grupo voltadas para captação de pessoas, são trabalhadas entrevistas coletivas, em que são questionadas as experiências profissionais de cada candidato, e de forma superficial a dinâmica familiar dos participantes.

As empresas procuram também profissionais que possuam a capacidade de resolver os problemas e demandas dos cargos disputados. Por isso, durante dinâmicas coletivas são requeridos planos de ação para áreas da instituição e são, ainda, utilizadas encenações de problemas reais do dia a dia, com o objetivo de que os participantes encontrem soluções.

“Para cargos relativos ao setor de vendas, é comum serem pedidas soluções para problemas com clientes”, explica Carolina.
Atento a isso, o profissional trainee André de Paula buscou conhecer cada etapa de contratação da empresa. Antes de ser efetivado na corporação,

André se preparou antecipadamente para passar por três dinâmicas de grupo. A primeira consistia em uma apresentação sobre o perfil de cada candidato, a segunda foi um debate com tema polêmico, e a última dinâmica foi um processo de construção coletiva. O segredo para um bom desempenho nas etapas foi “o preparo direcionado para se encaixar no perfil descrito na vaga. E também procurei saber como os profissionais da empresa atuam na vaga disposta”, relata André.

CUIDADOS

Para garantir uma boa interação na dinâmica de grupo, alguns cuidados são necessários antes e durante o processo. Antes do processo coletivo, é necessário estudar bem a empresa. “Desta forma o candidato vai ter confiança durante as atividades”, afirma Holanda.

Já durante a dinâmica a base de todo o desempenho precisa estar “no bom senso e na discrição”, comenta. “Entretanto, essa discrição não pode ser confundida com omissão”, completa Holanda.

É de igual importância respeitar a opinião e experiência dos outros candidatos e atentar para o momento certo de falar. “A partir do que é argumentado pelos outros candidatos, pode surgir algo que se possa educadamente puxar um gancho na fala do concorrente”, acrescenta Carolina.

Manter a postura profissional também é extremamente importante. Por se tratar de um momento em que estão sendo avaliados os perfis dos concorrentes, “brincadeiras e ironias desconexas não cabem na dinâmica”, pontua a especialista.


Veja também