Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Após uma década, fica pronta a ponte que liga praias de Guadalupe e Carneiros, no Litoral Sul

jamildo
jamildo
Publicado em 17/07/2012 às 16:35
Leitura:

Blog Imagem/janeiro de 2012

Sem alarde, neste final de semana, feriado no Recife, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, liberou para uso da população a ponte que liga as praias de Carneiros e Guadalupe, no Litoral Sul. Um bom incentivo ao cresicmento imobiliário e turístico da região.

Em um Estado que diz considerar o turismo como prioridade, depois de uma década de espera, finalmente, ficou pronta a ponte sobre o Rio Ariquindá, ligando as praias de Rio Formoso e Tamandaré, no Litoral Sul. A ponte não tem nem 300 metros de extensão, mas é importante porque, com a obra viária, o turista poderá economizar 35 quilômetros na ida até a praia de Carneiros.


A inauguração da obra viária estava prevista para abril, mas não se sabe o motivo do atraso. Em janeiro, faltam apenas 14 metros para que a ligação rodoviária fosse concretizada.


As obras da ponte do rio Ariquindá foram iniciadas em 2002 e ficaram paradas até 2010, embargadas por discussões ambientais.


Em janeiro passado, o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, explicou ao Blog de Jamildo que a Setur se comprometeu, através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre outras compensações ambientais, a recuperar uma área de 4 hectares em assentamentos de Rio Formoso. Outra alteração relevante deu-se no projeto. O plano inicial previa uma coluna no meio do rio, com apenas três metros de vão (espaço entre a maré quando alta e a ponte), o que impossibilitaria a circulação de algumas embarcações. Com o novo projeto, o vão livre passou para nove metros.


Além da ponte, o projeto do Complexo Viário de Tamandaré, tocado pela Secretaria de Turismo, é formado ainda pela via de penetração sul (8,2 quilômetros, em Rio Formoso) e a via de contorno de Tamandaré (5,5 quilômetros). Os três projetos contam com investimentos de R$ 35 milhões, provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com contrapartidas do Governo do Estado.


A ponte foi anunciada pelo governo Joaquim Francisco ainda dentro do projeto Costa Dourada, mas o gestor acabou deixando o governo sem que a obra fosse tirada do papel. Foi no governo Arraes, aos trancos e barrancos, que saiu pelo menos a PE 79, rodovia que chegava até a beira do rio Ariquindá, pela margem da praia de Guadalupe.


 

Últimas notícias