Pernambuco é campeão em municípios pobres no g100

Blog de Jamildo
Cadastrado por
Blog de Jamildo
Publicado em 25/02/2014 às 10:42
Leitura:

Pernambuco é o estado brasileiro com mais municípios no g100, lista que une as cem cidades com menor receita corrente per capita e que possua mais de 80 mil habitantes. O ranking é organizado anualmente pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será lançado nesta quarta-feira (26). Em todo o País, 21,7 milhões de pessoas moram em cidades enquadradas no índice.

Da lista de cem municípios, 12 são pernambucanos: São Lourenço da Mata (10°); Abreu e Lima (14º); Paulista (16º); Santa Cruz do Capibaribe (18º); Vitória de Santo Antão (20º); Olinda (24º); Jaboatão dos Guararapes (39º); Garanhuns (57º); Igarassu (62º); Caruaru (63º); Camaragibe (73º) e Petrolina (87º).

Essas cidades possuem uma dependência maior do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso faz dessas cidades mais vulneráveis às medidas de desoneração propostas pelo governo federal, já que o Fundo é composto pela arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Os dados revelados pelo estudo mostram uma realidade cruel. Nesses municípios, a porcentagem da população que vive em extrema pobreza é o dobro do que nas demais cidades com mais de 80 mil habitantes. A arrecadação representa apenas 27,4% do que recolhe os municípios de mesmo porte.

Nos municípios pernambucanos que constam da lista, a taxa média de violência é de 37,8 homicídios para cada cem mil habitantes. O número é três vezes superior ao que a Organização Mundial de Saúde considera como um epidemia de homicídios.

Últimas notícias