Após a polêmica envolvendo a nova logo do governo federal, que o presidente interino Michel Temer adotou na última semana ao assumir o cargo, o publicitário Elsinho Mouco, responsável pela criação da identidade visual, explicou sobre quem bateu o martelo na decisão final.
"Quando entrou na sala, ele olhou e falou 'que lindo', com uma expressão de criança mesmo, verdadeira e emocional. Se uma criança gosta, é porque a gente tem algo puro, tem algo bom na mão. Foi o Michelzinho quem escolheu a marca", relatou Mouco.
LEIA MAIS:
>> Governo Temer define ‘ordem e progresso’ como slogan
>> Novo slogan de Governo Temer gera memes na internet; confira
>> ‘Bela, recatada e do lar’: campanha na web ironiza perfil de Marcela Temer em revista; Veja os memes
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o profissional afirmou que o filho de sete anos do peemedebista se encantou pela imagem que seu pai vai usar para vender o atual momento político.
Duas versões foram apresentadas para Temer e sua mulher, Marcela, às vésperas do afastamento da presidente Dilma. Segundo a Folha de S. Paulo, Michelzinho preferiu a esfera celeste com uma faixa dizendo "Ordem e Progresso" flutuando sobre a palavra "Brasil".
Ao que parece, a escolha fofa de uma criança não reflete o que as tendências de design atual esperavam. Publicitários destacam que o traço retrô da marca escolhida contrasta com o modernismo e simplificação dominantes na área dos dias de hoje, podendo passar uma imagem de retrocesso.
>> #TchauQuerida: Dilma é afastada e internet não perdoa; veja memes
>> Confira os memes do #TchauQueridaDay que dominaram a web
>> Veja os memes sobre sobre o afastamento de Eduardo Cunha
Júri do prêmio de design do Museu dade design Casa Brasileira, Rico Lins, diz que a marca de Temer lembra uma espécie de "Globo requentada". "É superconservador, retrógrado", afirma o jurado.
>> Áudio de Temer vaza e a internet não perdoa: veja os memes
Há quem saia a favor da logo, como é o caso de um dos maiores especialistas em design gráfico do país, Chico Homem de Melo: "Em vez de criar um novo slogan, num momento em que está falando em união nacional, ele usa o que está escrito na bandeira, que é o maior ícone da nossa identidade", afirma. "Achei inteligente como saída para o momento político, correta e adequada para os fins do Temer."