Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Michel Temer decide recriar Ministério da Cultura; ministro assume na terça

jamildo
jamildo
Publicado em 21/05/2016 às 14:10
Leitura:

Michel Temer disse que, caso confirmado no cargo até 31 de dezembro de 2018, pretende reduzir o desemprego e entregar à população um país pacificadoArquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente interino Michel Temer (PMDB) deve anunciar na próxima terça-feira (24) a volta do Ministério da Cultura, extinto por ele assim que assumiu a presidência, informou o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).

"Conversei com o presidente Temer sobre a decisão de recriar o Ministério da Cultura. O compromisso do presidente com a Cultura é pleno. A decisão de recriar o Minc é um gesto do presidente Temer no sentido de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira", diz Mendonça Filho em sua conta no Twitter.

LEIA MAIS:

>> Contra fim do Ministério da Cultura, manifestantes ocupam prédio do Iphan no Recife

>> Governadores do Nordeste assinam carta contra fim do Ministério da Cultura

O novo ministro será Marcelo Calero, anunciado na última quarta (18) como secretário nacional de Cultura. Com a decisão, a Cultura deixa de ser uma secretaria e não ficará mais subordinada ao Ministério da Educação. "Com Marcelo Calero vamos trabalhar em parceria para potencializar os projetos e ações entre os ministérios da Educação e da cultura", diz mendonça.

A decisão de fundir as pastas de Educação e Cultura foi tomada, de acordo com as justificativas de Temer, para reduzir o número de ministérios.

>> Enquete: Você aprovou a extinção do Ministério da Cultura?

>> Mendonça Filho culpa Dilma por dívida da Cultura e faz planos para 2017

>> Após negativas de mulheres, diplomata é confirmado na Secretaria Nacional de Cultura

Diante dos protestos de parte dos artistas e de servidores do Ministério da Cultura, Michel Temer já havia anunciado que, mesmo como secretaria, a estrutura da pasta seria mantida.

Parece que agora, depois dos imensos protestos de artistas e representantes do setor, o presidente em exercício decidiu reverter a decisão e devolver à Cultura o status de ministério.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também sugeriu que o Ministério fosse recriado e se comprometeu ele mesmo com a tarefa, por meio de uma emenda no Congresso Nacional

Últimas notícias