Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Paulo Câmara tenta manter Wolney e José Queiroz na aliança e apela a Eduardo da Fonte para manter PDT na base

jamildo
jamildo
Publicado em 05/08/2018 às 0:04
Eduardo da Fonte (Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara)
Eduardo da Fonte (Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara)
Leitura:

O isolamento de Ciro Gomes, a pedido de Lula, pode custar caro ao governador Paulo Câmara em Pernambuco, caso o PDT decida mesmo sair da base, como pediu o presidenciável e ameaçou o presidente do partido Carlos Lupi.

Os dois maiores caciques da legenda trabalhista no Estado são o ex-prefeito José Queiroz e o deputado federal Wolney Queiroz, ambos de Caruaru. Caso perca os dois parlamentares, a campanha de Paulo Câmara ficaria quase descoberta e sem palanque no Agreste, uma das mais importantes em todos os pleitos.

Neste cenário, na reta final das articulações, o governador Paulo Câmara e seu fiel escudeiro, o prefeito do Recife, foram até o deputado federal do PP Eduardo da Fonte pedir ajuda para abrir espaço para os pedetistas na chapinha do PP, de modo a evitar que eles pulem para o barco da oposição.

Nestas negociações, Wolney Queiroz contaria com uma chapa competitiva para concorrer e manter o mandato. Já José Queiroz seria lançado candidato a deputado estadual, ajudando o PP a ganhar mais musculatura na Assembleia Legislativa do Estado. O nome de José Queiroz chegou a ser cotado para vice na chapa ou mesmo senador, mas Paulo Câmara não poderia mais rifar Luciana Santos, por conta da aliança nacional com o PT, costurada com ajuda do ex-prefeito de Olinda Renildo Calheiros.

A costura precisa do aval de Carlos Lupi, embora pareça ir contra o desejo de Ciro Gomes de se vingar de Paulo Câmara por não ter feito um acordo nacional.

“Claro que a articulação contraria Ciro Gomes, mas eles querem entrar na chapa do PP (a outra opção seria ir para a oposição, onde estão os rivais de Caruaru, Raquel Lyra e o pai João Lyra). No final, é o PDT que decide ou mais especificamente Carlos Lupi, que não pode perder Wolney Queiroz como deputado (em função da redução do fundo partidário, fatiado pelo numero de deputados federais”, explica uma fonte socialista.

Nesta noite de sábado, Luciana Santos acabou de confirmar no stories que será vice de Paulo Câmara. Era a peça da majoritária que faltava para a chapa do PSB.

O deputado Wolney Queiroz estava na casa do deputado Eduardo da Fonte em Boa Viagem nesta noite de sábado, mas as tratativas finais não são conhecidas. O candidato a senador Bruno Araujo, do PSDB, da oposição, também estava presente.

A convenção do PP ocorre neste domingo, na mesma hora da convenção da chapa do PSB.

Últimas notícias