Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Belivaldo Chagas é reeleito governador de Sergipe

Douglas Fernandes
Douglas Fernandes
Publicado em 28/10/2018 às 18:40
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Leitura:

 

Com 85,61% das urnas apuradas, o atual governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), foi reeleito neste domingo (28) com 64,36% dos votos válidos. Tendo assumido a gestão com a saída do ex-governador Jackson Barreto (MDB) que se descompatibilizou para sair candidato ao Senado em abril, Chagas confirmou o favoritismo, vencendo o deputado federal Antônio Carlos Valadares Filho (PSB), que obteve 35,52% dos votos também quando 85,61% das urnas haviam sido apuradas.

No primeiro turno, o governador agora reeleito teve 40,84% dos votos válidos contra 21,49% do socialista. Enquanto Belivaldo Chagas apoiou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) desde da primeira etapa do pleito, Valadares Filho declarou voto no ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). No segundo turno, o deputado federal se declarou neutro apesar da direção nacional do PSB ter declarado apoio a Haddad.

O partido, contudo, liberou os candidatos aos governos estaduais para decidirem de acordo com a conjuntura local. Na prática, os postulantes poderiam se declarar neutros, já que uma resolução da Executiva vetava um apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ). No primeiro turno, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e a prefeita de Panelas, Joelma Campos, foram expulsos da sigla por anunciar a adesão ao capitão reformado.

O PSD, de Chagas, liberou os filiados após ter integrado a coligação do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) no primeiro turno. A vice de Chagas, Eliane Aquino, é do PT.

O atual governador passou o segundo turno tentando se afastar da figura de Jackson Barreto - que acabou derrotado ao concorrer a senador. Perguntado sobre a eventual participação do cacique emedebista em seu governo, Chagas disse “não ter nenhuma necessidade” do ex-governador participar da sua equipe, disse em entrevista à TV Sergipe.

A vitória de Belivaldo Chagas vem após ele ter sido eleito por duas vezes vice-governador do Estado. Nas eleições de 2006, O político integrou a chapa do ex-governador Marcelo Déda (PT), e em 2014, a de Barreto. Antes disso, Chagas foi deputado estadual por quatro mandatos, de 1990 a 2006. Ele é defensor público aposentado.

Últimas notícias