Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Peça com Jesus travesti é retirada do Janeiro de Grandes Espetáculos

Douglas Fernandes
Douglas Fernandes
Publicado em 24/12/2018 às 6:56
Cena da peça da “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” (Foto: Divulgação)
Cena da peça da “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” (Foto: Divulgação)
Leitura:

Após voltar ao centro do debate da política pernambucana com críticas da bancada evangélica, a peça O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu foi mais uma vez retirada da programação de um evento cultural no Estado. Anunciada para a programação do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, no Recife, a peça não vai ser mais apresentada no festival. A decisão foi divulgada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) nesse domingo (23).

Em nota, a entidade diz que o cancelamento é uma forma de garantir a própria realização do evento. Sem revelar os motivos da exclusão da peça da programação, a Apacepe afirma que "questões que extrapolam os critérios artísticos" levaram a decisão, lembrando o imbróglio jurídico que envolveu a apresentação teatral. Em julho deste ano, o espetáculo já sido retirado da programação do Festival de Inverno de Garanhuns após pressão do prefeito da cidade, Izaías Régis (PTB), que é do grupo de oposição ao governador Paulo Câmara (PSB),

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) chegou a determinar que a apresentação fosse realizada, mas a encenação foi barrada por um mandado de  de segurança a pedido da Ordem dos Pastores Evangélicos de Garanhuns e Região, incomodados com a indagação que a dramaturgia da peça faz: “E se Jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti?”.

LEIA TAMBÉM

» Ferreira critica Paulo Câmara por contratação de peça com Jesus travesti

» ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’ e a cruz do preconceito

» Após muita confusão, “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu” foi apresentado em Garanhuns

» Desembargador suspende peça sobre Jesus transexual em Garanhuns

“De forma a garantir a realização do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) informa a retirada da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu da programação do festival. Por questões que extrapolam os critérios artísticos, o espetáculo, que já motivou ações judiciais e passou por outros cancelamentos, infelizmente não estará mais na grade”, afirma a nota da associação.

Nessa sexta (21), a peça foi divulgada como parte da programação da 25ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos e seria apresentada nos dias 12 e 13 de janeiro, no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina. A reação não demorou a vir. No dia seguinte, o deputado estadual André Ferreira (PSC), integrante da oposição a Paulo Câmara, usou o anúncio para criticar o socialista e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

Segundo Ferreira, que se elegeu o deputado federal em outubro, as duas gestões "afrontam as famílias cristãs de Pernambuco, contratando, com recursos públicos, a peça teatral na qual Jesus Cristo é um travesti".

"Devemos, claro, investir na cultura para que seja acessível a todos, desde que realizada com respeito. Mas não é o caso dessa peça teatral absolutamente fora de propósito", disse o parlamentar, que já é dado nos bastidores como um dos nomes para concorrer à Prefeitura do Recife.

Últimas notícias