Reforma de creche beneficia 70 crianças na periferia do Recife

jamildo
Cadastrado por
jamildo
Publicado em 05/10/2019 às 15:20
Leitura:

Uma creche mantida por moradores da comunidade do Chié, no bairro de Campo Grande, periferia do Recife, recebeu, neste sábado (05), uma ação de cidadania e solidariedade como parte do Renovar O Brasil, ação proposta pelo RenovaBR para impactar cidades brasileiras e testar os 1,4 mil alunos do curso de formação política.

Como resultado, a partir desta próxima segunda-feira (07), 70 crianças da Escola Comunitária Mundo Infantil do Chié poderão usufruir um ambiente melhor do que encontraram pela última vez, graças à iniciativa de alunos do RenovaBR, que conseguiram reunir 50 voluntários para reformar e mobiliar o local.

O trabalho coletivo, deste sábado (05), faz parte do curso RenovaBR Cidades, que prepara cidadãos comuns, com diferentes profissões, origens e ideologias para disputar as eleições de 2020.

“Todas as regiões do Brasil foram contempladas, o que inclui as 26 capitais, regiões metropolitanas e cidades de interior. As atividades foram propostas em áreas como educação, saúde, meio ambiente, transporte, inclusão e tecnologia”, diz o partido.

De acordo com o Renova Br, com mais de 20 anos de funcionamento, a Escola Comunitária Mundo Infantil do Chié tenta suprir a ausência do poder público e acolhe crianças que não têm vagas em creches da rede pública municipal.

Atualmente, a creche atende 70 crianças, entre três e seis anos de idade, e é mantida a partir do esforço de moradores da comunidade.

“Com falta de verba, a escola apresentava teto danificado, buracos na parede, infiltração, falta de janelas. Além disso, faltavam materiais escolares e brinquedos para as crianças. Os jovens alunos do RenovaBR, Karla Falcão e Francisco Layon, juntaram-se e decidiram mudar a realidade do local”.

De acordo com o partido, eles fizeram uma campanha de financiamento coletivo virtual, para arrecadar recursos para a reforma.

A meta era R$ 14 mil, mas eles arrecadaram R$ 22.832,00. Esse valor teve a contribuição de 160 pessoas.

“Eu vim de uma comunidade pobre da periferia da cidade de Paulista e sei da realidade dessas pessoas aqui, por isso decidi reunir um grupo de amigos para reformar essa escola. Agora, esse espaço terá parquinho, televisão, sala de leitura, espaço de jogos. Estou ansiosa para ver o brilho no olhar dessas crianças”, disse Karla.

Francisco, estudante de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, comentou o possível impacto na comunidade do Chié pela livre iniciativa das pessoas.

“Nós nos apaixonamos por esse projeto que acontece há anos e decidimos mudar a realidade desse lugar, que estava numa situação bem degradada. Recebemos a colaboração de todo o Brasil, gente que ajudou com 10 reais e também pessoas que colaboraram com mais. Juntando pessoas conseguimos fazer, muitas vezes, o que o poder público não faz e impactar a vida de 70 crianças e famílias”, disse.

Além do valor arrecadado, os alunos do RenovaBR conseguiram reunir 50 voluntários, que se revezaram para concluir as obras.

Todo o trabalho foi supervisionado pela equipe de engenharia da ConstrUNIR, uma empresa que presta serviço de engenharia de baixo custo para moradores de favelas. Com a mobilização voluntária, uma série de mudanças foram feitas na creche, desde o último dia 13 de setembro, quando foi iniciada a requalificação.

A reforma resultou na reconstrução do teto, melhoria da iluminação e ventilação das salas, troca de janelas, instalação de forro de PVC, remoção de infiltrações e rachaduras, pintura, recuperação de mobília. Além disso, foram comprados móveis, equipamentos de lazer para as crianças e materiais escolares.

Últimas notícias