
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), trocaram farpas pelo Twitter nesse sábado (20) por causa das ações de limpeza das manchas de óleo que atingem praias do Nordeste.
O episódio é mais um que mostra a tensão entre o governo federal e os gestores da região, um dia após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disputarem a paternidade do 13º do Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM
» Bahia joga com camisa 'manchada de óleo' para alertar sobre praias no Nordeste
» Veja praias de Pernambuco onde foram encontrados vestígios de óleo
» Veja o que se sabe sobre as manchas de óleo no Nordeste
» Óleo em praias do Nordeste é dano 'para o resto da vida', diz especialista
» Conheça as três teorias sobre o derramamento de óleo no Nordeste
No caso de Salles e Costa, a discussão começou quando o ministro acusou o Governo da Bahia de não agir diante do problema ambiental.
A declaração foi após uma cobrança feita por Rui Costa ao governo federal, que, para o petista, está em silêncio e não se posiciona.
Criticado pelo ministro, Rui Costa disse: "Além de nada, o que o senhor fez? Não quero acreditar em preconceito contra o Nordeste". O governador também cobrou respostas sobre a causa do derramamento de óleo no mar nordestino.
Estive pessoalmente na Bahia anteontem, percorri de Salvador a Praia do Forte. Eu vi centenas de fuzileiros navais, agentes do IBAMA, equipes municipais, mas não vi ninguém do Governo Estadual. https://t.co/BaQOhhDpns
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) October 19, 2019
De helicóptero realmente não tinha como ver. Fazer foto e dizer que trabalhou é muito fácil. Deixe de fazer política e trabalhe. O senhor já sabe o q causou esse gravíssimo acidente ambiental? Além de nada, o que o senhor fez? Não quero acreditar em preconceito contra o Nordeste. https://t.co/sONLgbvC8P
— Rui Costa (@costa_rui) October 19, 2019
Ao citar a ação em Porto de Galinhas, no Litoral Sul pernambucano, Salles não citou o Governo de Pernambuco.
Equipes do Governo Federal e municipal desde cedo atuando e limpando Porto de Galinhas (PE) pic.twitter.com/cCGTWwqMlJ
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) October 19, 2019