Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Paulo Rubem articula candidatura à Prefeitura do Recife pelo PSOL

Blog de Jamildo
Blog de Jamildo
Publicado em 25/11/2019 às 19:31
Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados
Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados
Leitura:

O ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago articula no PSOL a sua candidatura à Prefeitura do Recife em 2020. O objetivo dele é de que o partido tenha uma definição até o fim do ano.

Apesar de falar em uma frente de esquerda para a próxima campanha, desconsidera a possibilidade de aliança com o PT na capital pernambucana e critica o PSB, hoje apoiado pelo partido do ex-presidente Lula.

"O PT é governo, não tem como abrir uma discussão com um partido que, pelo que tudo indica, continuará nessa posição", afirmou nesta segunda-feira (25) ao Blog de Jamildo.

PT e PSOL, porém, são aliados nacionalmente em oposição ao governo Jair Bolsonaro (PSL) e podem se apoiar em outras cidades, como Jaboatão dos Guararapes.

O ex-deputado dá como certo o apoio do PCB e da União Popular e quer conversar com a Rede.

Críticas ao PSB

Paulo Rubem disse estar elaborando estudos sobre a situação da cidade para apresentar um plano, com base em dados de órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e em reportagens.

"Apesar da propaganda oficial de 'Capital do Nordeste', Recife foi a capital mundial de microcefalia, pela ausência de saneamento", afirmou. Para o ex-parlamentar, a situação atual é de desigualdade social, desemprego e déficit na democracia.

O diretório estadual do PSOL aprovou no dia 19 de outubro uma lista com três nomes: além de Paulo Rubem, o atual presidente estadual do partido, Severino Alves, e o dirigente partidário Zé Gomes, que foi candidato a governador em 2014.

O ex-deputado, que foi filiado ao PT e ao PDT, negocia a retirada dos outros nomes para que possa trabalhar a pré-candidatura no início do próximo ano.

Mais vagas na Câmara

Segundo Paulo Rubem, a prioridade da sigla no próximo pleito será buscar a reeleição do vereador Ivan Moraes. Além disso, o partido quer buscar a ampliação do número de cadeiras na Câmara, com a advogada Dani Portela, que foi candidata a governadora em 2018, e o sindicalista Áureo Cisneiros.

Outras cidades de Pernambuco

Segundo Paulo Rubem, o PSOL deve lançar candidaturas próprias pelo menos nas cidades onda há propaganda eleitoral na televisão, em uma tentativa de estimular o voto na legenda. A estratégia é chegar a Olinda, Caruaru e Petrolina.

Em Olinda, um nome possível é o da advogada Eugênia Lima, que foi candidata ao Senado na chapa de Dani Portela. No entanto, ela pode tentar uma vaga na Câmara Municipal.

Além dessas cidades, o PSOL pode ter candidatos em Goiana, onde tenta emplacar a professora Kátia Cunha, codeputada do mandato coletivo Juntas, e no Cabo de Santo Agostinho.

Últimas notícias