Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Bolsonaro diz que COP25 é 'jogo comercial' e ironiza Greta Thunberg

Blog de Jamildo
Blog de Jamildo
Publicado em 15/12/2019 às 14:52
Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Leitura:

"Não deu em nada", disse o ministro brasileiro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP25, que chegou a um acordo mínimo neste domingo (25). Questionado sobre a declaração, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o evento, realizado em Madri, na Espanha, nas duas últimas semanas, é "jogo comercial".

"Por que não aceitei a COP25 no Brasil? Estariam fazendo um carnaval", disse o presidente.

Antes de tomar posse, em novembro do ano passado, Bolsonaro anunciou que o país não sediaria mais a conferência. O Chile passou a ser o anfitrião. No entanto, após uma onda de protestos, o evento foi transferido para Madri um mês antes de começar.

"Alguma resolução para a Europa começar a ser reflorestada? Ou só ficam perturbando o Brasil", questionou Bolsonaro. "É um jogo comercial, não sei como as pessoas não entendem que é".

O acordo final da COP25, a última antes da implementação do Acordo de Paris, prevê a solicitação para que os países aumentem a redução de emissão de gases de efeito estufa. Apesar disso, os países não chegaram a um consenso sobre o mercado de créditos de carbono. A discussão sobre o assunto deverá ser retomada na próxima conferência, só em novembro do próximo ano, na Escócia.

Greta Thunberg

Cinco dias após chamar a ativista sueca Greta Thunberg de "pirralha" e minimizar a atuação dela, Bolsonaro voltou a ironizar a jovem e os meios de comunicação. "Pergunta a decisão da Greta. A Greta é 10, o que a Greta falar é lei. A imprensa gosta de dar espaço para quem critica o Brasil", afirmou ao responder ao questionamento sobre a COP25.

Greta Thunberg criticou no Twitter o desfecho da conferência. "Parece que a COP25, em Madri, está desmoronando agora. A ciência é clara, mas está sendo ignorada", afirmou na rede social.

Após a declaração de Bolsonaro, Greta Thunberg foi alvo de boatos nas redes sociais. Em um deles, um vídeo de uma mulher atirando foi compartilhado como se fosse a ativista, o que não é verdade, como verificou o Comprova. Em setembro, após discursar em Nova Iorque, a menina também foi personagem de uma série de publicações falsas e enganosas.

Últimas notícias