Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Diversidade de transportes para garantir ida e vinda na folia. Por Taciana Ferreira

jamildo
jamildo
Publicado em 28/02/2020 às 17:30
JC Imagem
JC Imagem
Leitura:

Por Taciana Ferreira, em artigo enviado ao blog

Durante o Carnaval 2020, o Recife vivenciou mais um momento de pura alegria com foliões. Promover a mobilidade das pessoas para acessar os diferentes locais de folia sempre é um grande desafio.

Assim, a diversidade de opções de transporte oferecidas ao folião foi o caminho para garantir o ir e vir na festa.

Em todos os anos, tivemos o Expresso da Folia, um tipo "park and ride” que possibilita ao folião estacionar seu veículo em um centro comercial e fazer uma conexão com o ônibus de viagens expressas para o bairro do Recife.

Neste ano, além das áreas Sul e Norte, contamos com mais um ponto de embarque, no supermercado Extra da Madalena, para atender ao público da Zona Oeste.

Os trajetos para garantir as viagens expressas também tiveram mudanças, o que possibilitou uma redução de 30% no tempo das viagens quando comparados a outros anos.

Afinal, o folião também tem pressa para se divertir.

O serviço de taxi, já considerado uma boa opção no Carnaval para as pessoas irem brincar a folia de Momo, tiveram seis pontos específicos para embarque e desembarque durante o período carnavalesco.

Outra novidade foi a demarcação de espaço para embarque e desembarque dos usuários que escolheram o transporte por aplicativo, cujo processo de regulamentação foi finalizado no ano de 2019 em nossa cidade.

No esquema de mobilidade para o Carnaval do Recife, foram destinados três pontos de embarque e desembarque para os usuários desse serviço: na Praça Tiradentes, no Cais Santa Rita (próximo à Ponte Giratória) e na Rua do Imperador Dom Pedro II, todos próximos à área da folia para garantir a comodidade das pessoas.

Os novos espaços atenderam à exigência da Lei Municipal 18.528/2018, que prevê locais de embarque e desembarque dos passageiros para melhor organização do trânsito, além da facilidade para o prestador de serviço encontrar o seu cliente.

Os motoristas não podem esperar no local por um tempo superior a cinco minutos, o que garante a rotatividade dos veículos.

Com isso, foram fornecidos locais organizados para que o folião pudesse fazer sua melhor opção: se mais econômico; se mais confortável; se mais rápido ou se mais bem atendido. No final, a escolha era sempre do usuário. Esse é o grande benefício de uma regulamentação.

E, para aqueles que ainda escolheram ir no seu próprio carro, foram oferecidas, gratuitamente, 1.800 vagas de estacionamentos em prédios públicos ao longo do Cais do Apolo com um serviço de translado para deixar bem perto da alegria do carnaval.

Dessa forma, o Carnaval do Recife 2020 mostrou que a soma dos serviços de transportes públicos, particulares, táxis e por aplicativos, no fim das contas, só traz benefício para o cidadão e, quando cada um ocupa o seu espaço, a mobilidade é garantida para todos.

A boa atuação do efetivo de agentes de trânsito, orientadores e técnicos da CTTU, somado à colaboração dos foliões e dos condutores, fizeram o maior e melhor Carnaval de rua do Brasil, sem maiores transtornos de mobilidade.

Coletiva sobre o Plano de Mobilidade do Bairro de São José

Taciana Ferreira é presidente da CTTU

Últimas notícias