
Neste domingo (28), o PT do Recife confirmou a decisão de manifestar apoio ao PSB nas eleições 2020 do Recife. A maioria dos dirigentes petistas locais refutaram a candidatura de Marília Arraes a prefeita.
No entanto, apesar da decisão dos dirigentes locais, a decisão final se Marília será candidata cabe à direção nacional do PT, que tem orientação pela candidatura da deputada no Recife.
37 dos 44 delegados do PT do Recife votaram pela aliança com o PSB, que já ocorreu nas eleições de 2018. Os sete delegados pró-candidatura de Marília estiveram ausentes. A deputada também esteve ausente. Procurada pela reportagem sobre o motivo da ausência no encontro, Marília Arraes não quis se manifestar.
A manutenção da aliança com o PSB é defendida pelo senador Humberto Costa, que é aliado do prefeito Geraldo Julio e do governador Paulo Câmara e tem aliados que ocupam cargos nas gestões do PSB no Recife e no Governo de Pernambuco.
O PSB vai lançar o deputado federal João Campos para disputar a sucessão do prefeito Geraldo Julio.
Em 2018, o cenário foi diferente: Marília Arraes recebeu aval do diretório local, mas foi impedida pelo PT Nacional de disputar a eleição para governadora. A manobra abriu alas para o PT se aliar ao governador Paulo Câmara, que tentava a reeleição, em acordo para minar possível apoio do PSB à candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência.
Assim, o senador Humberto Costa foi para a chapa majoritária de Paulo Câmara, quando obteve a reeleição, e o PT Nacional, que teve Fernando Haddad como candidato a presidente, conseguiu isolar Ciro Gomes.