Filho de Jair Bolsonaro faz postagem com menções a operações da PF contra Prefeituras do Recife e de Jaboatão

José Matheus Santos
Cadastrado por
José Matheus Santos
Publicado em 13/10/2020 às 11:13
Foto: Caio César/Câmara do Rio
Foto: Caio César/Câmara do Rio
Leitura:

Vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos) fez uma postagem nesta terça-feira (13) em rede social em que menciona operações feitas pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal (PF), contra supostas irregularidades em prefeituras e governos estaduais em compras emergenciais para combate à covid-19.

"A CGU já realizou mais de 30 operações contra superfaturamento e irregularidades na compras feitas em caráter emergencial por estados, municípios para combater a pandemia do novo coronavírus", escreveu Carlos.

LEIA TAMBÉM:

> Bolsonaro indica Jorge Oliveira para a vaga de José Mucio Monteiro no TCU

> Bolsonaro segue na frente das intenções de voto para 2022

"O trabalho da CGU é todo baseado em big data - imensos bancos de dados e informações públicas que podem ser cruzados e comparados por algoritmos de computador que, em uma segunda etapa, identificam desvios ou irregularidades", acrescentou.

Duas das operações mencionadas em uma foto na publicação de Carlos Bolsonaro ocorreram em Pernambuco: as operações Bal Masqué e Desumano.

A operação Desumano, feita em conjunto com a Polícia Federal, foi feita em 16 de setembro e busca apurar supostas irregularidades em contratação de Organização Social de Saúde (OSS) “Instituto Humanize” para gerenciamento de serviços de saúde pelas Prefeituras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes para combate à covid-19.

Já a Operação Bal Masqué, também feita pela CGU em conjunto com a Polícia Federal (PF), foi deflagrada em 23 de julho para apurar supostas ilegalidades na compra de materiais médico-hospitalares descartáveis, como máscaras, toucas e aventais, por parte da Prefeitura do Recife, para combate ao coronavírus. A operação cumpriu determinação afastamento do cargo do diretor financeiro da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, Felipe Bittencourt.

Últimas notícias