Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Após ser escolhido candidato de Maia na Câmara, Baleia Rossi visita Paulo Câmara no Recife e busca votos do PSB

José Matheus Santos
José Matheus Santos
Publicado em 24/12/2020 às 7:57
Foto: Douglas Fagner/Divulgação
Foto: Douglas Fagner/Divulgação
Leitura:

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), visitou, na noite desta quarta-feira (23), ao lado do candidato à presidência da Casa, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), o governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, no Recife.

Baleia é candidato à presidência da Câmara pelo bloco partidário do qual o PSB faz parte, além de DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PT, PCdoB, PDT, PSL, Rede e PV.

A bancada do PSB está rachada sobre a disputa, e, dos 31 deputados do partido, 15 sinalizam pelo apoio a Arthur Lira (PP), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), entre eles o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), um dos maiores entusiastas da candidatura de Lira dentro do PSB.

"Maia veio ao Recife agradecer o apoio que recebeu do governador durante a sua passagem pela presidência da Câmara", afirmou a assessoria de imprensa do Palácio do Campo das Princesas.

"Pernambuco é o primeiro Estado a receber a visita do presidente Rodrigo Maia junto com o seu candidato à sucessão. Isso nos honra. Esperamos que o deputado Baleia Rossi, caso seja o vencedor nessa disputa, tenha a mesma postura comprometida com os valores republicanos e dedicada às demandas dos Estados, como foi a do presidente Rodrigo Maia", disse Paulo Câmara.

baleia rossi maia palacio Foto: Douglas Fagner/Divulgação

Além de Rodrigo Maia e Baleia Rossi, participaram do encontro no Palácio a vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB); o chefe de gabinete e futuro deputado federal, Milton Coelho (PSB); os deputados federais pernambucanos Luciano Bivar (PSL), Tadeu Alencar (PSB), Wolney Queiroz (PDT), Raul Henry (MDB), Danilo Cabral (PSB) e Renildo Calheiros (PCdoB).

Também esteve presente o deputado federal pela Paraíba, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que era um dos pré-candidatos do grupo de Maia, apesar de ser do partido de Arthur Lira, mas desistiu de disputar a presidência da Câmara em prol de Baleia Rossi.

A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Perfil

Baleia Rossi foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2014. Já foi deputado estadual por três mandatos. É líder do MDB desde 2016 e também já foi titular das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; e de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

É autor de 45 projetos de lei e de 6 propostas de emenda à Constituição (PECs). Entre elas está a reforma tributária (PEC 45/19), que acaba com três tributos federais (IPI, PIS e Cofins) e extingue o ICMS, que é estadual, e o ISS, municipal. No lugar, é criado o IBS - Imposto sobre Operações com Bens e Serviços, de competência de municípios, estados e União, além de um outro imposto, sobre bens e serviços específicos, esse de competência apenas federal.

Candidatos

Há duas semanas, o líder do PP, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou sua candidatura ao comando da Câmara. O deputado Capitão Augusto (PL-SP) também já divulgou nota na qual afirma que é candidato.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Últimas notícias