Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

João Campos nomeia dois vereadores como secretários para contemplar suplentes na Câmara do Recife

jamildo
jamildo
Publicado em 30/12/2020 às 18:09
Leitura:

Para contemplar aliados que não foram eleitos, o prefeito eleito João Campos chamou dois vereadores de mandato para compor a equipe. Diferente do que vinha fazendo, divulgando os nomes a conta-gotas, para destacar os nomes das mulheres, promessa de campanha, o nome dos políticos saiu neste final de dia, em bloco.

> Provável candidato a governador em 2022, Geraldo Julio assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

Com Carlos Muniz secretário, volta à Câmara Rinaldo Júnior, que havia ficado como suplente. Um outro suplente, Professor Mirinho , do Solidariedade, assume no lugar de Rodrigo Coutinho na Câmara dos Vereadores.

Secretário de Governo e Participação Social - Carlos Muniz

Advogado e administrador de empresas. Servidor público concursado da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), também presidiu a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), entre 2007 e 2011. Além disso, foi secretário-executivo de Administração e Gestão de Pessoas, bem como secretário-executivo de Planejamento do Recife na última gestão e é vereador eleito. É membro da equipe de transição de governo.

Secretário de Esportes - Rodrigo Coutinho

O filho do deputado federal Rodrigo Coutinho foi eleito vereador do Recife pela segunda vez consecutiva. Na Câmara Municipal, elaborou projetos de incentivo ao esporte universitário, bem como a inclusão de artes marciais na rede municipal de ensino. Presidiu a Comissão do Plano Diretor da Cidade e a Comissão de Planejamento e Obras, onde acompanhou de perto iniciativas importantes, como a requalificação do Geraldão, e interviu para a construção de quadras em bairros mais carentes, a exemplo do Coque, Campina do Barreto e Ilha de Deus, além de atuar pela implantação da primeira quadra de Futebol Society na UR2- Ibura, para ajudar a inserção de jovens nos esportes. Rodrigo também é oficial de cavalaria e foi atleta de hipismo por sete anos, onde ganhou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Hipismo por equipe em 2007.

Na mesma toada, para atender partidos aliados, indicou a filha do deputado federal André de Paula, do PSD, para a área de turismo.

Secretária de Turismo e Lazer - Cacau de Paula

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Tem MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela Cedepe Business School. Atuou como Gestora de Promoção Turística da Prefeitura do Recife, foi executiva sênior de marketing, gestora de marketing nacional e diretora comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), além de gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau.

Nesta quarta, foram anunciados os secretários municipais que fecham a composição do quadro para a administração que se inicia em 2021: Glauce Medeiros (Mulher), Carlos Muniz (Governo e Participação Social), Rafael Dubeux (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Erika Moura (Habitação), Cacau de Paula (Turismo e Lazer), Rodrigo Coutinho (Esportes), Carlos Ribeiro (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Maria Eduarda (Saneamento) e Leonardo Bacelar (Política Urbana e Licenciamento).

Outros secretários já confirmados

Dez secretarias já estão com titulares anunciados pelo prefeito eleito João Campos.

Além de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, possuem titulares confirmados as áreas de Educação, Saúde, Cultura, Infraestrutura, Planejamento, Desenvolvimento Social, Finanças, Segurança Cidadã e Trabalho.

LEIA TAMBÉM:

> Maíra Fischer deixa Governo de Pernambuco e será secretária de Finanças do Recife na gestão de João Campos

> Economista Felipe Matos assumirá planejamento na gestão de João Campos

> Marília Dantas deixa Emlurb e será a secretária de Infraestrutura do Recife na gestão João Campos

Educação

No domingo (27), Campos anunciou, por meio das redes sociais, que Fred Amancio comandará a secretaria de Educação, e Luciana Albuquerque vai chefiar a pasta da Saúde.

Fred Amancio é o atual titular da educação no Governo de Pernambuco. Com a saída, o governador Paulo Câmara terá de escolher um novo nome para a pasta educacional.

Fred Amancio substitui o atual secretário Bernardo D'Almeida. Os mais cotados para substituir Amancio no Governo do Estado são o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Rebelo, e o prefeito Geraldo Julio.

LEIA TAMBÉM:

> Teresa Leitão aponta ‘péssima herança’ de Fred Amâncio na educação de Pernambuco: ‘rasgou plano de cargos e carreiras’

> Aliado socialista rebate críticas de Teresa Leitão a Fred Amâncio, novo secretário de educação do Recife

fred amancio Foto: Divulgação

Saúde

Já na Secretaria de Saúde do Recife, a titular, a partir de 2021, será a sanitarista Luciana Albuquerque, atual executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Ela é uma das principais auxiliares do secretário estadual de Saúde, André Longo.

A ida de Luciana para a Prefeitura provocará alteração nos auxiliares de André Longo na Secretaria Estadual de Saúde em meio à pandemia da covid-19.

Luciana vai suceder o atual secretário Jailson Correia no comando da Saúde do Recife.

luciana albuquerque Foto: Redes sociais/Divulgação

Cultura

O jornalista e professor Ricardo Mello foi anunciado por João Campos como novo secretário de Cultura do Recife.

Ricardo Mello vai suceder, na Secretaria de Cultura do Recife, a atual ocupante do cargo, Leda Alves.

Um dos primeiros desafios de Ricardo Mello na pasta será organizar suporte ao setor cultural para o período do Carnaval, que foi suspenso e não ocorrerá em fevereiro em razão da pandemia do coronavírus.

Apesar da suspensão ter sido feita pelo Governo de Pernambuco, movimentos culturais deverão procurar a prefeitura do Recife, cidade que é o principal polo da folia no estado, para tentar viabilizar parcerias para suprir a ausência da festa, considerada uma das principais fontes de renda do ano para músicos e artistas.

Foto: Divulgação

Infraestrutura

Nesta segunda-feira (28), a engenheira Marília Dantas foi confirmada como secretária de Infraestrutura do Recife.

Marília é a atual presidente da Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife) na gestão de Geraldo Julio.

marilia dantas Foto: Daniel Tavares/PCR

Planejamento e Gestão

Já na Secretaria de Planejamento e Gestão do Recife, o titular a partir de 2021 será o economista Felipe Martins Matos. O nome já era esperado por ter trabalhado na campanha de João Campos no Recife.

Segundo o prefeito eleito, Felipe tem "uma carreira com foco em gestão na iniciativa privada, onde demonstrou liderança técnica e coordenou importantes projetos, além de ter atuado como executivo e diretor no setor privado".

felipe martins matos Foto: Divulgação

Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

João Campos (PSB) confirmou também a manutenção da assistente social Ana Rita Suassuna como secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

Ana Rita Suassuna é titular do cargo na gestão do prefeito Geraldo Julio. Até o momento, com sete secretários anunciados, ela é a única do atual governo que seguirá com João Campos.

Um dos desafios de Ana Rita Suassuna será tirar o Recife do posto de capital mais desigual do país, conforme revelado por levantamento do IBGE em novembro.

ana rita suassuna Foto: Câmara Municipal do Recife/Divulgação

Finanças

A economista Maíra Fischer será a secretária de Finanças do Recife na gestão de João Campos. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito nesta terça-feira (29) em rede social.

Maíra atualmente é secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Agora, deixa o governo Paulo Câmara e passará a ser titular da pasta de Finanças do Recife.

O nome de Maíra Fischer já era esperado para uma secretaria da área econômica, já que ela é uma das coordenadoras da transição para o governo de João Campos no Recife.

maira fischer

Segurança Cidadã

Atual secretário de Segurança Urbana na gestão de Geraldo Julio, Murilo Cavalcanti é da cota do MDB, partido da base aliada de João Campos.

"O administrador de empresas e inovador social Murilo Cavalcanti será o nosso secretário de Segurança Cidadã do Recife. Especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão", disse João Campos.

Murilo Cavalcanti (Foto: Divulgação)

Trabalho

A advogada Adriana Rocha será a secretária do Trabalho na gestão de João Campos no Recife. Ela é indicação do PDT, partido também da vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão, é advogada e foi candidata a vereadora pelo partido, sendo a segunda mais votada da legenda pedetista, mas não se elegeu.

"A advogada Adriana Rocha estará, a partir de janeiro, à frente da pasta. Formada em Direito pela Faculdade de Direito do Recife-UFPE, mestra em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, professora de Direito Constitucional na UNICAP e ex-Conselheira Federal da OAB", escreveu João Campos nas redes sociais.

Foto: Guga Matos / JC Imagem

Últimas notícias