Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Confira todos os secretários de João Campos na Prefeitura do Recife

José Matheus Santos
José Matheus Santos
Publicado em 31/12/2020 às 10:07
FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Leitura:

O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), finalizou, nesta quarta-feira (30), a divulgação de todos os secretários da Prefeitura a partir de 2021.

João Campos cumpriu a promessa de campanha de colocar metade das secretarias comandadas por mulheres.

> Provável candidato a governador em 2022, Geraldo Julio assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

Ao total, são 18 secretarias - nove comandadas por homens e nove por mulheres. Em relação à atual gestão de Geraldo Julio, uma a menos. João Campos criou a Secretaria de Esportes e fundiu Administração com Planejamento e Mobilidade Urbana estará contemplada em Políticas Urbanas.

LEIA TAMBÉM:

> João Campos nomeia dois vereadores como secretários para contemplar suplentes na Câmara do Recife

> João Campos cumpre promessa de não ter nomes do PT na futura gestão

> ‘Pernambuco pode agravar pandemia se houver descumprimento de protocolos no Reveillón e praias’, diz secretário

> Marília Arraes promete fiscalizar gestão de João Campos na Prefeitura do Recife

A posse de João Campos no cargo será na tarde desta sexta-feira (1º) na Câmara de Vereadores do Recife. Em seguida, deverá acontecer transmissão simbólica do cargo na prefeitura do Recife, onde Geraldo Julio passará o bastão ao sucessor.

A vice-prefeita eleita Isabella de Roldão (PDT) também será empossada, sucedendo Luciano Siqueira (PCdoB), que foi vice de Geraldo Julio por oito anos - antes tinha sido vice de João Paulo (PT) entre 2001 e 2008.

Veja os secretários de João Campos

Educação - Fred Amancio

No domingo (27), Campos anunciou, por meio das redes sociais, que Fred Amancio comandará a secretaria de Educação, e Luciana Albuquerque vai chefiar a pasta da Saúde.

Fred Amancio é o atual titular da educação no Governo de Pernambuco. Com a saída, o governador Paulo Câmara terá de escolher um novo nome para a pasta educacional.

Fred Amancio substitui o atual secretário Bernardo D'Almeida no Recife.

LEIA TAMBÉM:

> Teresa Leitão aponta ‘péssima herança’ de Fred Amâncio na educação de Pernambuco: ‘rasgou plano de cargos e carreiras’

> Aliado socialista rebate críticas de Teresa Leitão a Fred Amâncio, novo secretário de educação do Recife

fred amancio Foto: Divulgação

Saúde - Luciana Albuquerque

Já na Secretaria de Saúde do Recife, a titular, a partir de 2021, será a sanitarista Luciana Albuquerque, atual executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Ela é uma das principais auxiliares do secretário estadual de Saúde, André Longo.

Luciana vai suceder o atual secretário Jailson Correia no comando da Saúde do Recife.

luciana albuquerque Foto: Redes sociais/Divulgação

Cultura - Ricardo Mello

O jornalista e professor Ricardo Mello foi anunciado por João Campos como novo secretário de Cultura do Recife.

Ricardo Mello vai suceder, na Secretaria de Cultura do Recife, a atual ocupante do cargo, Leda Alves.

Um dos primeiros desafios de Ricardo Mello na pasta será organizar suporte ao setor cultural para o período do Carnaval, que foi suspenso e não ocorrerá em fevereiro em razão da pandemia do coronavírus.

Foto: Divulgação

Infraestrutura - Marília Dantas

A engenheira Marília Dantas foi confirmada como secretária de Infraestrutura do Recife.

Marília é a atual presidente da Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife) na gestão de Geraldo Julio.

marilia dantas Foto: Daniel Tavares/PCR

Planejamento e Gestão - Felipe Martins Matos

Já na Secretaria de Planejamento e Gestão do Recife, o titular a partir de 2021 será o economista Felipe Martins Matos. O nome já era esperado por ter trabalhado na campanha de João Campos no Recife.

Segundo o prefeito eleito, Felipe tem "uma carreira com foco em gestão na iniciativa privada, onde demonstrou liderança técnica e coordenou importantes projetos, além de ter atuado como executivo e diretor no setor privado".

felipe martins matos Foto: Divulgação

Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos - Ana Rita Suassuna

João Campos (PSB) confirmou também a manutenção da assistente social Ana Rita Suassuna como secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

Ana Rita Suassuna é titular do cargo na gestão do prefeito Geraldo Julio. Até o momento, com sete secretários anunciados, ela é a única do atual governo que seguirá com João Campos.

Um dos desafios de Ana Rita Suassuna será tirar o Recife do posto de capital mais desigual do país, conforme revelado por levantamento do IBGE em novembro.

ana rita suassuna Foto: Câmara Municipal do Recife/Divulgação

Finanças - Maíra Fischer

A economista Maíra Fischer será a secretária de Finanças do Recife na gestão de João Campos. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito nesta terça-feira (29) em rede social.

Maíra atualmente é secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Agora, deixa o governo Paulo Câmara e passará a ser titular da pasta de Finanças do Recife.

maira fischer

Segurança Cidadã - Murilo Cavalcanti

Atual secretário de Segurança Urbana na gestão de Geraldo Julio, Murilo Cavalcanti é da cota do MDB, partido da base aliada de João Campos.

"O administrador de empresas e inovador social Murilo Cavalcanti será o nosso secretário de Segurança Cidadã do Recife. Especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão", disse João Campos.

Murilo Cavalcanti (Foto: Divulgação)

Trabalho - Adriana Rocha

A advogada Adriana Rocha será a secretária do Trabalho na gestão de João Campos no Recife. Ela é indicação do PDT, partido também da vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão, é advogada e foi candidata a vereadora pelo partido, sendo a segunda mais votada da legenda pedetista, mas não se elegeu.

"A advogada Adriana Rocha estará, a partir de janeiro, à frente da pasta. Formada em Direito pela Faculdade de Direito do Recife-UFPE, mestra em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, professora de Direito Constitucional na UNICAP e ex-Conselheira Federal da OAB", escreveu João Campos nas redes sociais.

Foto: Guga Matos / JC Imagem

Desenvolvimento Econômico - Rafael Dubeux

O prefeito eleito do Recife, João Campos, confirmou, nesta quarta-feira (30), o advogado Rafael Dubeux como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

"Rafael é formado em Direito pela UFPE e concluiu mestrado e doutorado na UnB com tese sobre desenvolvimento econômico e inovação tecnológica. Foi também pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, e professor universitário. É membro da carreira de Advogado da União", escreveu João Campos.

rafael dubeux Rafael Dubeux. Foto: Reprodução/Instagram

Governo e Participação Social - Carlos Muniz

O secretário de Governo será o vereador eleito Carlos Muniz (PSB). Com isso, o suplente Rinaldo Júnior assume o mandato na Câmara de Vereadores do Recife.

"Advogado e administrador de empresas. Servidor público concursado da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), também presidiu a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), entre 2007 e 2011. Além disso, foi secretário-executivo de Administração e Gestão de Pessoas, bem como secretário-executivo de Planejamento do Recife na última gestão e é vereador eleito", disse João Campos.

Esportes - Rodrigo Coutinho

O vereador eleito Rodrigo Coutinho será o secretário de Esportes do Recife. Com isso, o suplente Professor Mirinho assume o mandato na Câmara de Vereadores.

"Presidiu a Comissão do Plano Diretor da Cidade e a Comissão de Planejamento e Obras, onde acompanhou de perto iniciativas importantes, como a requalificação do Geraldão, e interviu para a construção de quadras em bairros mais carentes. Rodrigo também é oficial de cavalaria e foi atleta de hipismo por sete anos, onde ganhou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Hipismo por equipe em 2007".

Habitação - Maria Eduarda Medicis

A engenheira civil Maria Eduarda Medicis será a secretária de Habitação. Segundo apurou o blog, a pasta ficou com o PP.

"Formada em Engenharia Civil pela Universidade Politécnica de Pernambuco (UPE), com pós-graduação em Saneamento e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pela Engeconsult Consultores Técnicos Ltda., tem atuado como gerente de contratos em serviços realizados em âmbito estadual e até nacional".

Saneamento - Erika Moura

A pasta ficou com o partido Republicanos, segundo apurou o blog. A secretária será a arquiteta Erika Moura.

"Formada em Arquiterura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), também tem especialização em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC de Minas Gerais. É sócia fundadora de um escritório de projetos de arquitetura, paisagismo e urbanismo, atuou como gerente técnica da Secretaria das Cidades e gerente de acompanhamento de obras e infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 do Governo de Pernambuco, além de ter sido assessora técnica da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. É gestora de articulação regional da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão".

Turismo e Lazer - Cacau de Paula

A secretária de Turismo e Lazer a jornalista Cacau de Paula, filha do deputado federal André de Paula (PSD). A indicação é da cota do partido.

"Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Tem MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela Cedepe Business School. Atuou como Gestora de Promoção Turística da Prefeitura do Recife, foi executiva sênior de marketing, gestora de marketing nacional e diretora comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur)", disse João Campos.

Mulher - Glauce Medeiros

Da cota do PCdoB, a titular da pasta da Mulher será a cientista social Glauce Medeiros.

"Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), é também mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento local da Universidade Federal Rural de Pernambuco com a dissertação Discurso de Mulheres Docentes das Ciências Agrárias na UFRPE. Além de já ter presidido a União Brasileira de Mulheres em Pernambuco".

Política Urbana e Licenciamento - Leonardo Bacelar

O economista Leonardo Bacelar será o titular da secretaria.

"Formado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Executivo em Administração Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na Prefeitura da Cidade do Recife onde foi Secretário Executivo de Administração e Finanças do Gabinete de Projetos Especiais da cidade do Recife", entre outras funções.

Meio Ambiente e Sustentabilidade - Carlos Ribeiro

O engenheiro agrônomo e advogado Carlos Ribeiro será o titular da secretaria.

"Engenheiro agrônomo e advogado, especialista em conservação do solo e atuação na área do direito ambiental, servidor de carreira da secretaria de meio ambiente do Recife (concursado em 2008), presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiental secção Pernambuco (ANAMMA/PE) e diretor nacional do Bioma caatinga. Foi analista ambiental do estado por 10 anos e atua como secretário executivo de licenciamento e controle ambiental desde 2013".

Últimas notícias