Recife registrou redução de casos graves e mortes por covid-19 em dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 01/01/2021 às 9:00
X

Dezembro foi o melhor mês do último trimestre do ano em relação a indicadores da pandemia, na capital pernambucana. É o que aponta uma análise pelo comitê municipal que acompanha os dados epidemiológicos diariamente, que levou em consideração os números de casos graves e de mortes por data de notificação e ocorrência.

Foram registradas quedas significativas no número de casos graves e mortes no Recife.

Apesar da melhora, as autoridades dizem que a população deve continuar seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como a higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento social.

Os números foram registrados neste dia 31 de dezembro e podem sofrer alteração por dados inseridos nos sistemas posteriormente.

Em dezembro, até agora, foram registrados 111 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) confirmados para covid-19, uma queda de 59% em relação ao mês de novembro, quando foram registrados 288 casos de srag.

O número de óbitos também sofreu redução em relação ao mês anterior.

Neste mês, até esta quinta (31), foram confirmadas 65 mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus, uma queda de 45%, quando se compara com novembro.

O número de testes disponíveis para a população nas unidades de Atenção Básica à Saúde do município também aumentou. A oferta semanal de testes RT PCR, padrão ouro para diagnóstico da covid-19, teve incremento de mais de 750%, de maio para dezembro.

Em maio, a Prefeitura do Recife disponibilizava, semanalmente, 720 testes do tipo RT-PCR. Em dezembro, esse número saltou para mais de 6.100 testes RT-PCR por semana, no sistema de agendamento do Atende em Casa. Até agora, já foram realizados mais de 85 mil testes - tanto do tipo RT PCR quanto teste rápido.

Em relação aos leitos criados pela Prefeitura do Recife, hoje a ocupação dos leitos de terapia intensiva está em 77%. Do total de 120 leitos de UTI ativos, 93 estão ocupados, sendo 44 moradores da capital internados - pouco mais da metade (52%) são residentes de outros municípios.

Na última semana, o prefeito Geraldo Julio e o prefeito eleito, João Campos, anunciaram abertura de mais 80 leitos de UTI no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, localizado na Estância, na primeira quinzena de janeiro. Com a ativação, o Recife terá um total de 342 leitos dedicados à covid-19, dos quais 200 são UTIs e 142 enfermarias.

Em agosto, após mais de cinco meses de queda sustentada nos indicadores da pandemia, a Prefeitura iniciou a desativação de seis hospitais de campanha. Atualmente, apenas o Hospital Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, permanece funcionando completamente – com 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Outros 102 leitos também estão disponíveis no Hospital Evangélico e nas policlínicas municipais, totalizando 262 em funcionamento. Todos são regulados pelo Governo de Pernambuco.

Tags

Autor