Vereadores eleitos no Recife dão posse oficial a João Campos. Veja primeiro discurso

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 01/01/2021 às 17:44
X

Após o anúncio dos eleitos é encerrada esta reunião solene e o presidente da Comissão Executiva iniciou, imediatamente, a cerimônia de posse do prefeito e da vice-prefeita do Recife. Menos de mil pessoas acompanhavam pela TV câmara do Recife.

O prefeito eleito João Campos chegou ao plenário ainda há pouco e acaba de fazer o juramento de posse. O prefeito deve discursar em instantes. Paulo Câmara esteve prestigiando o evento.

Ele defendeu união e democracia, construída em debate e em respeito ao contraditório. Também falou em justiça social, além de juventude que cuida do presente para transformar o futuro.

No mesmo discurso, João Campos elogiou e agradeceu a Geraldo Julio. "Ele colocou a vida humana acima de tudo, sem medir esforços e fez mais do que cidades maiores, com muita coragem"

"Não vamos cair na cilada de negar a ciência. Juntos, vamos vencer esta guerra", afirmou, sem citar Bolsonaro.

Na mesma fala, ele voltou a prometer a melhor educação do Brasil para o Recife.

Também citou o pai Eduardo Campos e a mãe Renata Campos. Fez uma declaração de amor à deputada federal Tábata Amaral, companheira do prefeito.

Nesta sexta-feira (1º), às 15h, no plenário da Câmara do Recife, realizou a reunião solene de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeita da cidade, além da eleição da Comissão Executiva que comandará o Poder Legislativo Municipal nos próximos dois anos.

Diferente de outras cerimônias que contaram com a presença de um grande número de pessoas prestigiando o evento, neste ano será permitida apenas a entrada dos eleitos e de um número restrito de convidados. A medida é necessária em cumprimento ao protocolo de convivência com a covid-19, que tem o objetivo de preservar a saúde e a vida.


Romerinho Jatobá e Eriberto Rafael

Os vereadores Romerinho Jatobá (PSB) e Eriberto Rafael (PP) foram eleitos presidente e primeiro-secretário, respectivamente, da Câmara do Recife. A eleição ocorreu nesta sexta-feira (1º), logo após a posse dos parlamentares eleitos em novembro do ano passado. O mandato da Comissão Executiva é de dois anos.

Jatobá foi eleito com 34 votos. O vereador Ivan Moraes teve 4 votos. Michele Collins não compareceu à cerimônia, não tendo votado.

Ambos ingressaram juntos na Câmara em 2012 e estão no terceiro mandato. São reconhecidos pela capacidade de articulação e perfil conciliador dentro da Casa. Além disso, a boa relação mantida entre os dois aponta para uma gestão profícua e eficiente na Mesa Diretora da Câmara. Apesar da juventude, eles já têm expressivos trabalhos prestados.

"Assumimos a presidência com o compromisso de que o recifense vai ter vez e voz na Câmara. Ao longo de oito anos de mandato, sempre buscamos apaziguar as diferenças na Câmara, entender o papel de cada vereador para a cidade e vamos continuar neste exercício diário", destacou Romerinho, que entra na história como o presidente mais jovem da Câmara.

Eriberto Rafael parabenizou todos os vereadores empossados e reafirmou o compromisso de aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população. “A cada novo desafio, renovamos nossa responsabilidade de trabalhar com seriedade, dedicação e o Recife no coração”, afirmou.

Romerinho atuou como primeiro-secretário na legislatura passada, conduzindo com firmeza a administração financeira da Câmara durante a crise do Coronavírus. Também já foi membro efetivo da Comissão de Políticas Públicas da Juventude. Tem passagem pelo Poder Executivo, onde assumiu a secretaria de Habitação do Recife (2014 a 2015) e a vice-presidência da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).

Eriberto Rafael já no seu primeiro mandato ocupou cargo na Mesa Diretora. Na última legislatura, atuou como Líder do Governo, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e vice-presidente da Comissão de Legislação e Justiça.

Tags

Autor